#Verificamos: É falsa interação no Twitter entre ‘perfis oficiais’ de Bolsonaro e Lula
Circula pelas redes sociais uma imagem que mostra uma suposta interação entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Twitter. Segundo o registro, Lula teria escrito que “ser traído por um companheiro de luta é o mesmo que tomar um tiro nas costas”. Em resposta, Bolsonaro teria publicado o seguinte: “Celso Daniel que o diga”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Lula: ‘Ser traído por um companheiro de luta é o mesmo que tomar um tiro nas costas!’
Jair M. Bolsonaro: ‘Celso Daniel que o diga'”
Tuítes atribuídos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao presidente Jair Bolsonaro compartilhados em imagem no Facebook que, até as 15h de 9 de novembro de 2021, tinha mais de 600 compartilhamentos
A informação analisada pela Lupa é falsa. A interação, mostrada na imagem, entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nunca aconteceu. Uma busca no Twitter mostra que Lula nunca publicou em seu perfil oficial esse texto – assim, é impossível que Bolsonaro tenha respondido. “Não publicamos isso e essa interação não existiu”, confirmou o assessor de imprensa do petista. Uma busca no Google não traz nenhum resultado capaz de comprovar a publicação do tuíte de Lula.
Também não foi arquivada a suposta mensagem no site WayBack Machine, que permite salvar conteúdos disponíveis na internet antes que sejam apagados ou modificados. Ferramentas como o TweetBeaver, que encontra conversas entre dois usuários do Twitter, e o projeto7c0, que registra tweets apagados por autoridades, também permitem afirmar que a interação entre Bolsonaro e Lula jamais ocorreu.
Há outros elementos no print que indicam se tratar de uma imagem manipulada. A conta supostamente usada por Bolsonaro, por exemplo, não é a oficial. O endereço que aparece é o @jairbolsonaroopre (que não existe), quando o real é @jairbolsonaro. Além disso, a data do falso tuíte de Lula está escrita em português, sem o ponto final (“25 out 2021”, em vez de “25 out. 21”), enquanto outros elementos da plataforma aparecem em inglês (como em “Replying to”, acima do suposto tuíte de Bolsonaro, e “Likes”) – a interface do Twitter sempre usa todas palavras no mesmo idioma.
No dia 25 de outubro, data em que a suposta interação teria ocorrido, Lula publicou quatro conteúdos do Twitter. Um deles falava sobre a queda da desigualdade no Brasil durante os governos petistas, enquanto outro mostrava um vídeo de um grupo de pessoas homenageando o ex-presidente em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Além disso, o petista também retuitou dois posts feitos pelo Instituto Lula, que relembravam acontecimentos ocorridos durante o governo do petista.
Essa informação também foi verificada por AFP Checamos, Aos Fatos, Fato ou Fake e Yahoo! Notícias.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por: Maurício MoraesO conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador
Política de correção
- 2022
- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (64)
- novembro (73)
- outubro (63)
- setembro (69)
- agosto (67)
- julho (74)
- junho (69)
- maio (97)
- abril (65)
- março (72)
- fevereiro (63)
- janeiro (68)
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)