Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É montagem foto de faixa pedindo doação de órgãos de crianças em posto de vacinação

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
11.nov.2021 | 19h05 |

Circula pelas redes sociais uma imagem que mostra um posto de vacinação contra a Covid-19. Em inglês, uma faixa pendurada no local pede para a população não esquecer de doar os órgãos dos seus filhos. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Covid Vaccines Here. No appointment Needed. Don’t forget to donate your childrens organs”
Texto em imagem compartilhada no Facebook

FALSO


A imagem analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de uma montagem. Pendurada em um posto de vacinação contra a Covid-19, a faixa original – que pode ser vista em um vídeo (a partir de 1 minuto e 56 segundos) e em uma foto – indicava que não era necessário realizar um agendamento prévio para ser imunizado. O banner traz o seguinte texto, em espanhol: “Vacunas de COVID Aquí. Sin Cita Previa”. Na tradução para o português, significa “Vacinas contra Covid aqui. Sem agendamento prévio”. Posteriormente, a imagem foi editada e esse trecho foi coberto para aparecer a mensagem que incita a doação de órgãos de crianças.

Realizando uma busca pelo Google, é possível localizar a imagem original no site do time de futebol americano New England Patriots e também no final de um vídeo divulgado pela NFL, liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos. Esses registros indicam que o posto de vacinação da imagem estava funcionando no Gillette Stadium, em Foxborough, Massachusetts.

Essa informação também foi verificada pelo Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo