Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que presidente da Croácia disse que população no país não será mais vacinada

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
11.nov.2021 | 15h59 |

Circula nas redes sociais que o presidente da Croácia, Zoran Milanović, disse que a população do país não será mais vacinada contra a Covid-19. Segundo texto publicado no site Tribunal Nacional, a afirmação teria sido uma resposta dada pelo chefe de Estado ao questionamento de um jornalista. O repórter perguntou por que a taxa de vacinação do país não é tão alta quanto a de outras nações da União Europeia. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

 

“‘Não seremos mais vacinados [contra a Covid-19]’, disse o Presidente croata Zoran Milanović”.

Trecho de texto publicado no site Tribuna Nacional e compartilhado no Facebook que, até às 15h de 11 de novembro de 2021, tinha 251 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O presidente da Croácia não anunciou o fim do programa de vacinação no país. A alegação é, na verdade, uma distorção do que Milanović falou à imprensa no dia 10 de setembro deste ano. Na ocasião, um jornalista comentou que a Croácia não estava na média de vacinação de outros países da União Europeia. O presidente respondeu que não se importava, que a população já estava suficientemente vacinada e que o objetivo não era o de “erradicar” o vírus, o que seria impossível. 

Na avaliação de Milanović durante a coletiva de imprensa, a história da pandemia “acaba” no momento em que há mais vacinas do que interessados. “Supondo que a vacinação seja eficaz, e é”, afirmou. Frase parecida àquela presente no artigo analisado pela Lupa foi dita no mesmo dia pelo presidente croata: “Não podemos encorajar essa cultura obsessiva de segurança indefinidamente. Que nada me aconteça é impossível. Sempre vivemos no mundo real. Não há vida sem risco, nem sem doença”, disse. As declarações, no entanto, não citam a paralisação do programa de vacinação no país. 

O presidente da Croácia foi imunizado no dia 7 de janeiro deste ano e incentivou toda a população a tomar a vacina, dizendo que o produto passou por um rigoroso processo de aprovação e que com certeza ajudaria a melhorar a situação da pandemia. Na época, Milanović fez uma declaração semelhante àquelas dadas à imprensa em setembro: “Acho que quando chegarmos no momento em que houver mais vacina disponível do que pessoas que desejam se vacinar, será um ponto de inflexão. Pessoal, vacine-se, é melhor do que ficar doente”, afirmou. 

No site do governo croata dedicado a informações sobre a Covid-19, não há nenhum registro que mostre ter havido interrupção da vacinação contra o novo coronavírus. No portal, é possível ver a quantidade de pessoas vacinadas nas últimas 24 horas, além de acessar uma página que responde às dúvidas mais comuns sobre a vacinação. No site do Ministério da Saúde do país, há notícias sobre a campanha de imunização, que incluem uma ação para vacinar pessoas com mais de 65 anos, por exemplo.

No dia 6 de novembro deste ano, o primeiro-ministro Andrej Plenković pediu a todos os cidadãos do país para que tomem as vacinas contra a Covid-19, a fim de reduzir a taxa de novas infecções e mortes pela doença. A imunização, portanto, segue em curso. 

Esse conteúdo também foi verificado por AFP Checamos 

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo