A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que Lewis Hamilton elogiou Bolsonaro para o New York Times

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
16.nov.2021 | 12h35 |

Circula nas redes sociais que o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, vencedor do Grande Prêmio (GP) de São Paulo realizado no último domingo (14), teria elogiado o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na frente do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Segundo a publicação, o piloto teria dito que sempre disputou corridas no Brasil e, até então, nunca tinha visto “o povo tão feliz quanto no governo Bolsonaro”. Segundo o post, essa declaração teria sido feita para o jornal The New York Times. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“‘Sempre disputei corridas no Brasil e nunca vi o povo tão feliz quando no governo Bolsonaro’
Lewis Hamilton para o jornal The NY Times”
Texto em imagem publicada no Facebook que, até as 10h30 do dia 16 de novembro de 2021, tinha sito compartilhada 304 vezes 

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Lewis Hamilton nunca elogiou Jair Bolsonaro. No jornal The New York Times, não há qualquer registro de que o piloto de Fórmula 1 tenha feito declaração similar sobre o presidente brasileiro. O jornal norte-americano sequer publicou informações acerca do GP de São Paulo, realizado no último domingo (14). A última notícia sobre a competição no site foi publicada em 29 de outubro, 16 dias antes da etapa brasileira. Além disso, as últimas menções a Bolsonaro no jornal foram em outros contextos, como o da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26) ou sobre as eleições presidenciais no Brasil no ano que vem. 

Também não há nenhum registro de elogios a Bolsonaro nas redes sociais de Lewis Hamilton. No Instagram, o automobilista britânico publicou uma foto com a bandeira do Brasil e escreveu uma mensagem de estímulo em português: “Você consegue alcançar tudo aquilo que acredita”, disse. Também escreveu que ama o Brasil e que sentiu “a energia desse povo me impulsionando durante a prova, e isso fez toda a diferença. (…) Nós continuamos lutando, nós não paramos”.  Em outra publicação, escreveu que o GP de São Paulo era, para ele, a corrida mais importante da temporada e que “Este país e seus fãs possuem uma energia como nenhum outro – Eu te amo Brasil!”. Não há nenhuma menção ao governo federal. 

Vale pontuar que, em outra ocasião, Hamilton manifestou apoio a protestos contra o Executivo brasileiro. Em maio deste ano, ele publicou vídeos sobre as manifestações contra Bolsonaro que ocorreram em diversas cidades do país e escreveu: “Meu coração está com vocês”

Esse conteúdo também foi verificado pelo Estadão Verifica e Boatos.org

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo