Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que Lula foi vaiado em encontro de movimentos sociais

Estagiária | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
16.nov.2021 | 17h02 |

Circula no WhatsApp um vídeo do TikTok que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Encontro dos Movimentos do Campo, das Florestas e das Águas, ocorrido no dia 15 de outubro em São Paulo. Na gravação, quando o petista segura o microfone para começar a discursar, é possível escutar gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão!” e “Vagabundo!”. O ex-presidente supostamente ignora as vaias e prossegue com sua fala. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Lula é vaiado no encontro dos movimentos sociais em sp. E ficou bravinho.”

Vídeo do TikTok que circula em grupos de WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo é uma montagem. O áudio presente na peça de desinformação pertence a um registro de março de 2018. Na época, durante a passagem da caravana Lula pelo Brasil por municípios gaúchos, manifestantes aguardaram o ex-presidente em São Vicente do Sul, no interior do Rio Grande do Sul. Uma gravação feita naquele dia pelo Movimento Brasil Livre (MBL) mostra a cena — ouvem-se as mesmas falas e ruídos do registro que está sendo atribuído ao encontro de produtores rurais.

O evento no qual Lula participou foi transmitido ao vivo pelo canal do Partido dos Trabalhadores (PT) no YouTube. Cerca de duas horas após o início da gravação, a agricultora familiar Elisângela Araújo apresenta o ex-presidente e ele começa a discursar. Ao contrário da versão manipulada que circula pelas redes sociais, o petista é aplaudido pelos presentes e fala sem interrupções. 

O encontro ocorreu no dia 15 de outubro, véspera do Dia Mundial da Alimentação, com o tema “Pela vida e contra a fome”, na Casa Portugal, em São Paulo. Participaram diversas lideranças de movimentos sociais, bem como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT-SP).

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo