Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Carnaval do Rio de Janeiro de 2022 não foi cancelado pela prefeitura

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
01.dez.2021 | 19h19 |

Circula pelas redes sociais um post publicado em 27 de novembro que diz que o carnaval do Rio de Janeiro de 2022 foi cancelado. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

RIO DE JANEIRO… CARNAVAL 2022 CANCELADO GRAÇAS A DEUS
Legenda de imagem compartilhada no Facebook que, até às 18h00 do dia 1º de dezembro de 2021, já havia sido compartilhado por mais de 5 mil pessoas

FALSO


A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa da Riotur, órgão da prefeitura do Rio de Janeiro que organiza o Carnaval e políticas de turismo, informou que o evento não foi cancelado no município, até o momento. “O planejamento tanto do Réveillon como do Carnaval segue igual”, disse. No dia 4 de dezembro, após a publicação original desta checagem, a prefeitura anunciou que a festa de Réveillon foi cancelada. Não houve nenhuma mudança a respeito da realização do Carnaval.

Em release, a Riotur indica que mais de 500 blocos de rua se inscreveram para poder desfilar no Carnaval do ano que vem. No entanto, segundo o órgão, é importante destacar que a realização do evento depende do cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19 em fevereiro de 2022. A prefeitura também destacou que “órgãos competentes no combate à doença” também precisam estar de acordo com a realização da festa.

Em outros municípios, as festas oficiais de fim de ano e o Carnaval de 2022 já foram adiados. É o caso, por exemplo, de Volta Redonda, localizado no estado do Rio de Janeiro, que decidiu cancelar os eventos para evitar aglomerações. “Todo e qualquer tipo de festejos que forem feitos pela iniciativa privada deverão seguir as regras sanitárias vigentes no período”, informou a prefeitura.

Essa informação também foi verificada pelo Aos Fatos e AFP.

Atualização às 13h15 do dia 4 de dezembro de 2021: Essa checagem foi atualizada para informar que a prefeitura do Rio cancelou a festa de Réveillon.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo