Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É montagem vídeo em que ofensas à TV Globo aparecem no telão do ‘Encontro’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.dez.2021 | 16h50 |

Circula pelas redes sociais um vídeo em que uma série de ofensas à TV Globo é mostrada no telão do programa “Encontro”, exibido pela emissora carioca. A apresentadora Fátima Bernardes diz que os termos que aparecem ali estão entre os assuntos mais comentados na internet. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Quando a vergonha é ao vivo
Rede esgoto 😂😂😂”
Texto em vídeo que, até 15h do dia 2 de dezembro de 2021, havia sido visualizado por 32 mil usuários no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Na verdade, o vídeo é uma montagem de humor veiculada pela própria TV Globo em 2019, mas que voltou a circular nas redes sociais de forma descontextualizada. A cena original foi exibida no dia de estreia da nuvem de palavras no programa “Encontro”, mas na época foram mostrados outros termos no telão — nenhum deles fazia críticas à emissora.

A sátira foi ao ar em 7 de julho de 2019 no quadro “Isso a Globo não mostra”, veiculado no “Fantástico”. O humorístico era especializado em exibir momentos inusitados e montagens de programas da própria emissora. Na ocasião, outras atrações também foram alvo do quadro, como o “Altas Horas”, o “Domingão do Faustão”, a novela “A Dona do Pedaço” e até o “Jornal Nacional”. No entanto, a apresentação satírica de termos contrários à TV Globo no telão do “Encontro”, com as hashtags #GloboLixo e #Globosta, ganhou destaque e chegou a ser noticiada em sites especializados na cobertura de televisão.

Exibida diariamente no programa comandado por Fátima Bernardes, a nuvem de palavras estreou em 25 de junho de 2019, no aniversário de 7 anos da atração. A ideia é destacar termos que estão em alta nas redes sociais. O quadro foi ao ar logo no início do primeiro programa, com destaque para os termos “Fies”, programa cujas inscrições estavam sendo abertas; “Resultados da Quina”, referente a sorteio especial da loteria em homenagem à festa de São João; “Brasil x Paraguai”, jogo de futebol que seria realizado dias depois; e para a hashtag “#10yearswithoutMichaelJackson”, relembrando os 10 anos da morte do astro do pop.

Duas hashtags faziam referência a programas da TV Globo: #PorAmor, novela que estava sendo reprisada à época, e #ShowdosFamosos, quadro que estava em sua terceira temporada no “Domingão do Faustão”. Não havia qualquer ofensa à emissora entre os termos mostrados.

A apresentadora Fátima Bernardes já foi alvo de outras informações falsas verificadas pela Lupa, como a de que teria questionado excessos da polícia contra Lázaro Barbosa e a de que teria reformado a casa da família de Adélio Bispo de Oliveira, condenado por esfaquear o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Essa informação também foi verificada por Boatos.org, Estadão Verifica e AFP Checamos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo