Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Lula não disse que ‘pobre’ é ‘imbecil’ e ‘ignorante’ em entrevista ao Podpah

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
06.dez.2021 | 15h40 |

Circula nas redes sociais um vídeo de um trecho da entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedida ao podcast ‘Podpah’ na última quinta-feira (2), em que supostamente ele teria dito que o “pobre” seria “imbecil” e “ignorante”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Pobre é imbecil, é ignorante”

Fala atribuída ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que até as 14h do dia 6 de dezembro de 2021 tinha 1,5 mil compartilhamentos no TikTok e também tem circulado por Facebook e WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A frase de Lula foi editada para parecer que se tratava de uma opinião pessoal do político, quando na verdade ele estava defendendo as pessoas pobres. O trecho que circula nas redes sociais foi recortado e tirado de contexto para sugerir que ele estava ofendendo a população carente. No vídeo original, quando o político discute a questão da fome e a criação do Bolsa Família, diz que era a “elite brasileira” que chamava o pobre de “imbecil” e “ignorante”. 

O trecho real, conforme transcrição feita pela Lupa do vídeo oficial publicado nos canais do podcast ‘Podpah’ (entre 38:39 e 39:03), é o seguinte:

Lula: “Quando nós criamos o Bolsa Família, o que que a elite brasileira falava? ‘Ah, o Lula tá criando vagabundo’, ‘O Lula tá criando a ideia de desempregado’, ‘Essas pessoas não querem mais trabalhar’, ‘Essas pessoas só querem agora fazer filho pra poder ganhar mais’. Sabe o que acontece? É a falta de crença no povo pobre, é a falta de respeito às pessoas pobres. Porque todo mundo acha que pobre é imbecil, é ignorante”.

Em nota, a assessoria de imprensa do ‘Podpah’ confirmou que o trecho “está fora de contexto” e que o podcast não compactua com produção de fake news envolvendo o canal, “de qualquer natureza e contra quem quer que seja”. Já a assessoria de Lula disse que o vídeo foi recortado “com má intenção” e que Lula está “criticando aqueles que acham que pobre teria tais defeitos”.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo