Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que Lula disse em podcast que criou clube Náutico de Pernambuco

Estagiária | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
06.dez.2021 | 18h16 |

Circula pelas redes sociais um trecho de uma entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao podcast Podpah na última quinta-feira (2). A cena extraída do programa mostra quando o petista supostamente afirma que criou, junto com seu irmão, um clube de futebol. Ele aparece dizendo o seguinte: “Depois a gente criou um time chamado Náutico. Náutico é um time de Pernambuco. Foi o meu irmão que falou: ‘Vamos criar um time de Pernambuco’.” A legenda que acompanha o post diz que se trata de uma mentira do ex-presidente, uma vez que o Náutico já existe e tem mais de cem anos. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Meu amigo a cara nem treme!!! O Náutico tem apenas 120 anos de existência! Taquipariu!”

Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 13h de 6 de dezembro de 2021, tinha 1,7 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo foi editado para dar a impressão de que Lula estivesse falando que fundou o Clube Náutico Capibaribe, agremiação profissional de futebol de Pernambuco, quando, na verdade, ele estava relatando que criou um time de várzea com o mesmo nome em São Paulo. O petista contou no episódio 295 do Podpah, entre outras coisas, a história de que um dos seus irmãos teve a intenção de criar um time amador de nome Náutico na Vila Carioca, bairro da zona sul da capital paulista, inspirado no Náutico pernambucano, fundado em 1901.

Após 20 minutos do início do vídeo, Lula comenta para os apresentadores que costumava jogar futebol em vários times de várzea da região. Nesse momento, o petista alega que ele e seu irmão criaram um time chamado Náutico no bairro, inspirado no clube de Recife. “Nós criamos um time em 1962, ali na Vila Carioca (…) A gente criou um time chamado Náutico. Náutico é um time de Pernambuco. Foi meu irmão que falou: ‘Vamos criar um time de Pernambuco'”, disse Lula, no trecho da entrevista.

No entanto, a peça de desinformação relaciona o episódio descrito pelo petista ao time pernambucano. No decorrer da entrevista, ele declara ainda que as roupas do time dele e do seu irmão seriam nas cores azul e vermelha – desde que foi criado, o uniforme principal do Náutico Capibaribe é vermelho e branco e apenas eventualmente traz detalhes em azul.

Lula já falou sobre o mesmo ocorrido em uma audiência com representantes do Náutico em agosto de 2004. De acordo com o documento do discurso, o petista diz que saiu do estado de Pernambuco ainda criança e não tinha conhecimento da existência do clube pernambucano até um dos seus irmãos mencionar o assunto. “Eu vim de Pernambuco muito pequeno, eu nem sabia que existia Náutico em Pernambuco, até que o meu irmão mais velho – a gente morava num bairro em São Paulo, ali perto do Museu do Ipiranga, um pouco para lá, que era na Vila Carioca (…) e nós resolvemos montar um time de futebol”, contou o então presidente na época.

“E um belo dia meu irmão falou: ‘O time vai se chamar Náutico’. Por que Náutico? Porque é um time lá de Pernambuco. Eu não conhecia nada, eu tinha vindo com 7 anos. E nós montamos o Náutico e fizemos um bom time de futebol. Jogamos, acho que uns 12 anos, até eu mudar para outro bairro e aí o time”, concluiu.

O Clube Náutico Capibaribe foi fundado oficialmente em 7 de abril de 1901. Contudo, segundo o site da instituição, o clube já existia desde 1898, quando dois grupos adversários de remadores decidiram criar uma só sociedade. Em 1905 o Náutico teve seu primeiro time de futebol. A era profissional do time nesse esporte começou em 1930.

A Lupa verificou outro trecho manipulado da entrevista de Lula ao Podpah que circula nas redes sociais Uma frase do petista foi editada e retirada de contexto para dar a impressão de que ele disse que os pobres são imbecis e ignorantes. Na verdade, ele se referia ao modo como, na sua opinião, a elite vê a população carente. 

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo