Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que atleta americana venceu campeonato enquanto estava grávida de cinco meses

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
09.dez.2021 | 19h53 |

Circula pelas redes que a atleta americana Alysia Montaño venceu a prova de 800 metros no Campeonato Americano de Atletismo enquanto estava grávida de cinco meses. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“A atleta americana, Alysia Montana, mesmo grávida de cinco meses, venceu os 800 metros no campeonato americano. Isso merece ser reconhecido!”
Texto compartilhado no Facebook que, até às 16h do dia 9 de dezembro de 2021, já havia sido compartilhado por mais de 600 pessoas

FALSO


A informação analisada pela Lupa é falsa. A atleta Alysia Montaño não venceu um campeonato enquanto estava grávida de cinco meses. A fotografia que circula pelas redes sociais foi feita em junho de 2014 e mostra a americana disputando a prova de 800 metros no Campeonato de Atletismo dos Estados Unidos (US Track and Field Championships) em Sacramento, na Califórnia. Na ocasião, ela estava com 34 semanas de gravidez e ficou na última colocação – e não em primeiro lugar.

“Tenho corrido durante toda minha gravidez e me sentido muito, muito bem durante todo o processo”, disse Alysia. Em entrevista, a atleta conta que decidiu participar da competição para mostrar que pessoas grávidas podem realizar exercícios físicos e que esse tipo de atividade é saudável para a mãe e para o bebê.

Responsável pelo registro que circula nas redes sociais, o fotógrafo Rich Pedroncelli afirma que a atleta terminou a prova em 2m32s, tendo percorrido o circuito de 800 metros. É possível encontrar a imagem no site da Associated Press. Atualmente, Alysia já venceu sete vezes a competição dos 800 metros, além de ser campeã mundial no revezamento 4x800m

Essa informação também foi verificada pelo Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes e Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo