Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que grupo de percussão recebeu Lula com xingamento em Paris

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
09.dez.2021 | 13h21 |

Circula no WhtasApp um vídeo que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo recepcionado com insultos por um grupo de percussão em Paris, na França. Ao longo de pouco mais de um minuto e meio, a gravação mostra o petista chegando ao local enquanto o grupo apresenta um samba. Em um determinado momento, os percussionistas param de tocar e chamam o político de “filho da puta”. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Atenção pars o grupo da batucada
filha da puta
kkkkkk
Pensou…
Pensou…
Retirou-se decepcionado”

Conteúdo de vídeo que circula em correntes de WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O ex-presidente Lula não foi xingado ao ser recepcionado por um grupo de músicos em Paris, na França. O áudio da gravação foi adulterado para substituir a fala original, em francês, por um xingamento em português. O vídeo mostra a chegada do político ao Instituto Sciences Po, na capital francesa, quando participou de uma conferência chamada “Qual é o lugar do Brasil no mundo de amanhã?” no dia 16 de novembro deste ano. Na chegada, o petista foi recepcionado pelos integrantes do grupo Batuka Sciences Po. Em nenhum momento eles insultam o ex-presidente.

Vídeos da chegada de Lula ao Sciences Po foram compartilhados pelo próprio político em seu perfil no Twitter, no perfil do instituto e também na conta no Instagram do grupo Batuka Sciences Po. Nas gravações originais, é possível notar que os músicos falam a expressão  “C’est la Batuka!” — e não “filho da puta”, como sugere a versão adulterada do vídeo —, que significa “É o Batuka”, em referência ao nome do grupo musical. No Instagram, uma integrante do conjunto afirmou que são falsas as versões que adulteram essa fala. “Estamos apenas dizendo “c’est la Batuka” que significa “é o Batuka” (o nome da nossa batucada)”, escreveu em um comentário.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo