Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que Max Verstappen dedicou título a Bolsonaro no jornal ‘The New York Times’

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
14.dez.2021 | 12h35 |

Circula nas redes sociais uma publicação com uma fotografia de Max Verstappen, piloto da Fórmula 1 e campeão mundial da competição neste ano, ao lado de uma bandeira do Brasil. O texto da imagem afirma que ele disse ao jornal americano The New York Times que dedicava o título “ao melhor presidente da história deste país, Jair Messias Bolsonaro”. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Dedico esse título a minha namorada Kelly, ao meu sogro Nelson Piquet, ao povo brasileiro, e ao melhor presidente da história deste país, Jair Messias Bolsonaro – Max Verstappen ao The New York Times”
Texto da imagem compartilhada no WhatsApp

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há registros de Max Verstappen elogiando o presidente Jair Bolsonaro (PL). No site do jornal The New York Times, não existem reportagens publicadas que mencionem qualquer tipo de declaração similar e todas as matérias feitas após a vitória de Verstappen (aqui, aqui e aqui) não citam Bolsonaro. A última vez em que o jornal mencionou o presidente brasileiro foi em um artigo de 13 de dezembro de 2021, falando sobre uma “onda de inflação” afetando “populistas de extrema direita”.

Em sua conta oficial no Twitter, Verstappen agradeceu a equipe, o piloto Sergio Pérez e a família e amigos, sem citar nomes. Ele nunca mencionou o nome de Bolsonaro nessa rede social. Em seu site oficial e em sua página no Facebook, também não existe registro de menções a Bolsonaro.

Em uma busca reversa de imagens no Google, foi possível encontrar a fotografia original – sem o texto falso – publicada no site do jornal Correio Braziliense e no perfil oficial de Verstappen no Instagram. Na época, no começo de novembro, os pilotos de Fórmula 1 estavam em terras brasileiras para a realização do Grande Prêmio do Brasil.

Uma das razões que explicam o motivo de Max Verstappen ser popular entre bolsonaristas é porque o piloto de fato namora Kelly Piquet, filha do ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet. O ex-piloto não esconde ser um apoiador do presidente Jair Bolsonaro. Em setembro de 2021, ele dirigiu o carro presidencial com Bolsonaro a bordo. Anteriormente, já tinha sido recebido em Brasília e, em uma visita a Rondônia, Piquet atacou a imprensa ao lado do presidente.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo