Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É montagem foto de Max Verstappen vestindo camiseta com rosto de Bolsonaro

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
15.dez.2021 | 15h44 |

Circula nas redes sociais uma fotografia de Max Verstappen, piloto de Fórmula 1 da Red Bull Racing e campeão mundial da competição este ano, supostamente utilizando uma camiseta com uma imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) com a frase “Bolsonaro presidente”. A legenda da fotografia informa que a camiseta teria sido um presente de Nelson Piquet, ex-piloto de Fórmula 1 e sogro de Verstappen. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse conteúdo fosse analisado. Veja a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Max Verstappen, campeão mundial de F1, com a camisa do Bolsonaro (presente do sogro Nelson Piquet)”

Legenda da fotografia que circula no Facebook e tinha, até às 12h30 do dia 15 de dezembro de 2021, mais de 200 compartilhamentos

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é uma montagem. A fotografia original mostra Max Verstappen vestindo uma camiseta branca com escritas ilegíveis no lado esquerdo – e não com um desenho no centro do rosto do presidente Jair Bolsonaro. A cena real foi publicada pela modelo Kelly Piquet, namorada de Max Verstappen e filha de Nelson Piquet, em 10 de novembro de 2021 em sua conta do Instagram.

Por ter sido publicada nos Stories, que desaparecem depois de 24 horas, não é possível encontrar a fotografia original na conta da modelo. Porém, com uma busca reversa de imagens no Google, é possível ver que a imagem foi reproduzida em diversos jornais e veículos de comunicação na época (aqui, aqui, aqui e aqui). Em nota, a assessoria de Max Verstappen afirmou que ele “nunca usou uma camiseta com [foto] do presidente Jair Bolsonaro”. Disse ainda que o piloto “não expressou, não expressa e não irá expressar sua opinião sobre qualquer partido político ou pessoa, no mundo, de maneira alguma”.

 

A montagem foi feita utilizando a fotografia publicada por Kelly Piquet e substituindo a estampa original por uma imagem de Bolsonaro em preto e branco. É possível também visualizar a estampa original da camiseta em outras fotografias tiradas pela modelo no mesmo dia.

Nesta semana, a Lupaverificou outra imagem envolvendo Max Verstappen com a afirmação de que ele teria dedicado o seu título mundial ao presidente Jair Bolsonaro durante uma entrevista ao The New York Times. A informação é falsa. Verstappen nunca falou de Bolsonaro ao jornal e nem em suas redes sociais.

Apesar de parecerem piadas ou memes, ambas as publicações contavam com um alto número de compartilhamentos nas redes sociais. Muitos usuários acreditaram nas imagens e comemoraram que Verstappen estava apoiando Bolsonaro. A Lupa também recebeu diversos pedidos de leitores via WhatsApp para que verificasse as publicações. 

Um dos motivos que explicam o porquê de Verstappen ser tão popular entre os bolsonaristas – inclusive os que compartilharam essas duas fotografias – é que ele é genro do ex-piloto Nelson Piquet. O ex-piloto não esconde ser um apoiador do presidente Jair Bolsonaro. Ele já dirigiu o carro presidencial com Bolsonaro a bordo, foi recebido em Brasília e, em uma visita a Rondônia, atacou a imprensa ao lado do presidente.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo