Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É antiga foto de Alckmin sendo atingido por café, não por ovos

Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
22.dez.2021 | 17h25 |

Circula nas redes sociais uma publicação com uma fotografia de Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo pelo PSDB e cotado para ser candidato a vice-presidente em uma chapa com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), supostamente sendo atingido por ovos. O texto da imagem diz que o “futuro vice do Lula” foi “recebido com uma chuva de ovos em Jundiaí”, no interior de São Paulo. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse conteúdo fosse analisado. Confira o trabalho de verificação da Lupa:

“FUTURO VICE DO LULA É RECEBIDO COM UMA CHUVA DE OVOS EM JUNDIAÍ. Parabéns povo jundiaiense!!!!!! O povo cansou de ser enganado! Esquerdistas travestidos de direita, nunca mais”

Texto da imagem que circula nas redes sociais e tinha mais de 700 compartilhamentos até às 17h do dia 22 de dezembro de 2021

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A fotografia original, que mostra Geraldo Alckmin sendo atingido por café — e não por ovos —, é antiga e foi tirada em outubro de 2012, e não em 2021. Diferentemente do que sugere a publicação, o caso não tem qualquer relação com a possível chapa entre ele e o ex-presidente Lula para as eleições presidenciais de 2022. Na ocasião, Alckmin era governador de São Paulo pelo PSDB e participava de uma caminhada para apoiar a eleição de um candidato a prefeito da cidade de Campinas (SP) – ou seja, além de a imagem não ser recente, ele não estava em Jundiaí. 

A cena foi registrada pelo fotógrafo João Paulo Teixeira, da Agência FotoArena, e a notícia foi publicada em vários sites na época, entre eles o G1 e o portal Terra. O jornal Valor Econômico também registrou a cena alguns momentos depois do ataque, quando o político estava limpando as gotas de café.

Uma busca reversa mostra que a imagem foi usada também pelo jornal Última Hora em 2013. O momento no qual o político foi atingido também foi filmado a partir de outro ângulo e a cena pode ser vista no YouTube. É possível notar que ele usava a mesma camisa e adesivo da campanha do então candidato a prefeito Jonas Donizette (PSB). Essa não foi a primeira vez que Alckmin foi hostilizado. Em 2016, ele quase foi atingido por um ovo enquanto discursava sobre obras na Rodovia Anhanguera, em Jundiaí.

Na metade de dezembro, Alckmin se desfiliou do PSDB depois de 33 anos. Ele é cotado para ser vice de Lula na disputa pela Presidência nas eleições de 2022. No último domingo, os dois políticos fizeram a primeira aparição pública juntos em um jantar em São Paulo. 

Esse conteúdo também foi verificado pelo UOL Confere e AFP Checamos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo