Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Presidente eleito do Chile, Boric não posou para foto segurando imagem de ‘Jesus Travesti’

Estagiária | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.jan.2022 | 17h00 |

Circula pelas redes sociais uma publicação que mostra o presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, segurando o que seria, segundo a foto, uma imagem de Jesus como travesti. Entre as pessoas que publicaram essa mensagem nas redes sociais está a ex-deputada Cristiane Brasil. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Esse canalha com a foto de Jesus travesti, será o presidente do Chile, pelos próximos 4 anos. Imaginem o que será desse país”

Texto em imagem publicada no Facebook que, até as 14h de 03 de janeiro de 2022, tinha 290 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O cartaz que Gabriel Boric posa segurando é uma montagem com o rosto da cantora norte-americana Taylor Swift sobre um registro do Sagrado Coração de Jesus. A artista não é travesti e sim uma mulher cisgênero (pessoa que se identifica com o gênero de nascimento). 

A fotografia similar, tirada de outro ângulo, foi publicada por uma eleitora de Boric. Na fotografia, o novo mandatário chileno aparece com a mesma camiseta e relógio. A publicação mostra, segundo a eleitora, o momento em que ela entregou o que chamou de “amuleto” para o então candidato, no dia 18 de julho de 2021, data das primárias chilenas. 

O recém-eleito presidente do Chile é um admirador do trabalho da cantora de música pop Taylor Swift. Um vídeo em que Boric é abordado por jovens chilenas viralizou por mostrar que o rapaz carregava no bolso uma foto de Swift. Boric, de 35 anos, é o presidente mais jovem eleito no Chile. Seu gosto por música pop e jogos online tem repercutido entre o público jovem do país.

Ex-líder estudantil e representante da coalização de esquerda Apruebo Dignidad, Boric foi eleito presidente do Chile no dia 19 de dezembro e vai assumir o cargo em março deste ano. Ele teve 55,9% dos votos, contra 44,1% de José Antonio Kast, candidato da extrema-direita.

Procurada pela Lupa sobre as alegações presentes na publicação, a ex-deputada Cristiane Brasil disse que a postagem não critica o fato do novo presidente do Chile segurar uma foto de Taylor Swift, mas de uma “heresia com a imagem de Jesus”. Brasil questionou ainda que “Então para vocês Jesus vestido de mulher não é travestido de mulher?”, dizendo que uma imagem de Jesus Cristo como mulher seria um ‘Jesus travesti’.

Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo