Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Ponte inaugurada no interior da Bahia não foi construída pelo governo federal

Estagiária | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
04.jan.2022 | 14h07 |

Circula pelas redes sociais um vídeo no qual uma mulher diz que a ponte sobre o Rio São Francisco que liga os municípios baianos Barra e Xique-Xique foi construída pelo governo federal após 32 anos. Na gravação, a narradora percorre a ponte e repetidas vezes exalta o presidente Jair Bolsonaro (PL) pela obra. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Há 32 anos que eu passo por essa estrada aqui para chegar em Xique-Xique. A ponte que une Barra e Xique-Xique, 32 anos passando, somente agora em 2021, 24 de dezembro, a ponte foi construída. Aí nosso presidente Jair Bolsonaro (…) Só foi entrar Jair Messias Bolsonaro, olha só a ponte, que coisa mais linda”

Trecho de vídeo publicado no Facebook que, até às 12h de 04 de janeiro de 2022, tinha 19 mil compartilhamentos.

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A ponte que conecta as cidades baianas de Barra e Xique-Xique é uma obra do governo do estado da Bahia, e não do governo federal. O empreendimento foi inaugurado em 3 de dezembro de 2021 e faz parte da rodovia BA-160. A obra foi construída por uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a Concessionária Estrada do Feijão (Confef)

Através de uma consulta pelos editais da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia é possível verificar que o processo de licitação para a construção da ponte foi concluído em agosto de 2018. As obras foram iniciadas em junho de 2020. Segundo o portal oficial do estado da Bahia, o investimento realizado para realizar a estrutura foi de R$ 133 milhões. 

Em outra checagem da Lupa sobre a mesma ponte, de dezembro de 2020, o Ministério da Infraestrutura negou que houvesse repasse de verba federal para o projeto. Em nota enviada por e-mail, a pasta confirmou novamente com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que a obra não tem participação do Governo Federal.

No dia 16 de dezembro, o Governo da Bahia negou que a autoria da construção da ponte, conhecida como Ponte de Feijão, seja do governo federal. Em outro momento, o governo baiano também desmentiu as alegações do deputado federal Abílio Santana, que afirmava que o empreendimento recebeu recursos federais. 

Essa informação também foi checada por Aos Fatos e Yahoo! Notícias

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo