Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que G1 publicou reportagem dizendo que ‘número de Bolsonaro’ não trouxe sorte na Mega da Virada

Estagiária | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
06.jan.2022 | 10h46 |

Circula pelas redes sociais a captura de tela de uma suposta reportagem do site G1 sobre a Mega da Virada 2021. No subtítulo, está escrito que 72 milhões de pessoas incluíram o número 22 em suas apostas — número do PL, partido atual do presidente Jair Bolsonaro — e que o “número de Bolsonaro” não trouxe sorte aos apostadores. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Mega da virada 2021: duas apostas dividem prêmio de R$ 378 milhões 

As dezenas sorteadas foram 12, 15, 23, 32, 33 e 46

72 milhões de apostadores incluíram a dezena 22 na aposta. 

Número de Bolsonaro não trouxe sorte aos apostadores.”

Texto de suposta reportagem do site G1 em imagem publicada no Facebook que, até às 13h de 5 de dezembro de 2022, tinha 610 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A imagem que mostra a suposta manchete do site G1 foi manipulada. O portal de notícias compartilhou no dia 31 de dezembro de 2021 uma matéria com o título “Mega da Virada 2021: duas apostas dividem prêmio de R$ 378 milhões; veja dezenas”. Contudo, o subtítulo da reportagem não é o mesmo divulgado na publicação que circula nas redes sociais. O texto original diz apenas que um bolão realizado em Campinas (SP) e uma aposta de Cabo Frio (RJ) dividiram o prêmio.

Uma busca no Google mostra que não há nenhum registro de que tenha sido escrito algo com as mesmas palavras do subtítulo em nenhum site. Além disso, está disponível na plataforma Internet Archive uma versão arquivada da reportagem do G1 compartilhada em dezembro. Nela, é possível observar que não houve alterações no texto de forma a excluir o trecho que trataria sobre o número de Bolsonaro. 

Um conjunto de sinais também evidenciam a falsificação do post. O jornal não costuma publicar mais de um parágrafo no subtítulo. Quando há mais de uma frase, o texto segue no mesmo parágrafo. Além disso, pelo padrão do G1, esse elemento costuma incluir um ponto final. O texto que fala sobre o número 22 não usa pontuação. Por fim, as fontes utilizadas no primeiro subtítulo e no segundo são diferentes.

O site G1 não publicou nenhuma reportagem sobre as pessoas que jogaram na dezena 22. As principais notícias divulgadas relacionadas a Mega da Virada são sobre as cidades mais sorteadas, o bolão vencedor em Campinas (SP) e uma aposta feita no Espírito Santo. Além disso, não foi possível encontrar nenhum levantamento sobre a quantidade de apostadores que jogaram no número 22, somente os números mais sorteados do concurso.

Em nota enviada por e-mail, a assessoria de imprensa da Globo disse que a captura de tela é uma montagem e que a reportagem do G1 sobre a Mega da Virada 2021 em nenhum momento faz comentários sobre o número de apostadores em cada dezena. 

Em 2018, Bolsonaro se filiou ao PSL, cujo número é 17, para disputar a presidência. No entanto, em 2019 o presidente da república se desfiliou do partido após desentendimentos com Luciano Bivar, presidente da agremiação. Após dois anos sem partido, Bolsonaro se filiou ao PL, cujo número é 22, em novembro de 2021. Portanto, caso se candidate à reeleição pelo PL nas próximas eleições, seu número será 22.

Essa informação também foi verificada por E-Farsas.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo