Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Musk tomou vacina contra Covid-19; entrevista na qual diz que não pretende se imunizar é antiga

Estagiária | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
07.jan.2022 | 17h10 |

Circula pelas redes sociais a captura de tela de uma reportagem da CNN Brasil sobre o empresário Elon Musk. O título diz que o empresário não pretende tomar a vacina contra a Covid-19. A legenda que acompanha a publicação afirma que um dos homens mais ricos do mundo não tomou e nem deixará sua família tomar o imunizante. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Um dos homens mais ricos do planeta, que tirou sua empresa da Califórnia para o Texas, e que é detentor da maior tecnologia do mundo, dono de satélites, não tomou a vacina e nem vai deixar a família tomar! Isso deveria dizer muita coisa, não acha?”

Legenda de post publicado no Facebook que, até às 14h de 7 de janeiro de 2022, tinha 50 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A reportagem da CNN Brasil que compartilha trechos de uma entrevista em que o empresário Elon Musk diz que não tomaria a vacina para a Covid-19 é antiga, de setembro de 2020. Mais recentemente, ele mudou de ideia. Em dezembro de 2021, ele afirmou que a ciência é “inequívoca” sobre a segurança e eficácia das vacinas, e que ele e seus filhos estão vacinados — com exceção do mais novo, que não está na faixa etária adequada. 

Em 2020, Musk concedeu uma entrevista ao jornal The News York Times, no podcast Sway, dizendo que não se vacinaria contra a Covid-19 porque não estava correndo risco com a Covid-19, já que nem ele e nem seus filhos estariam no grupo de risco para a doença. Até aquele momento nenhuma vacina contra a Covid-19 havia sido autorizada. O primeiro imunizante foi aprovado em 2 de dezembro de 2020 no Reino Unido.

Na edição da Revista Time em que foi escolhido como personalidade do ano, em dezembro de 2021, o CEO da Tesla e dono da SpaceX declarou que ele e sua família foram vacinados contra a Covid-19. No entanto, o empresário já apresentou uma postura cética em relação à pandemia do novo coronavírus. Ele também é contra o passaporte vacinal e a exigência da imunização por algumas empresas. 

Elon Musk, 50 anos, é dono de uma fortuna de mais de US$ 250 bilhões, e atualmente é considerado o homem mais rico do mundo. Ele é responsável pela empresa de exploração espacial SpaceX e a fabricante de carros elétricos Tesla. Em 2021, o empresário foi escolhido como personalidade do ano por sua influência em áreas como produção de veículos elétricos, tecnologias espaciais e inovações em carros autônomos. 

Essa informação também foi checada por Boatos.org e Estadão Verifica.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo