Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Robô que aparece em vídeo viral não é guarda-costa do rei do Bahrein

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
11.jan.2022 | 22h51 |

Circula pelas redes sociais que o rei do Bahrein chegou a Dubai com um robô de guarda-costas. Além de falar seis idiomas, a máquina poderia resgatar o rei de “inimigos”, já que teria um arsenal de armas pesado, com três metralhadoras ocultas e um sistema de câmera 360 graus. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

O rei do Bahrein chega a Dubai com seu guarda-costas, um robô que fala 6 idiomas e pode resgatá-lo de inimigos. Pode lutar fisicamente, perseguir, atirar. Armado com teaser elétrico, um sistema de câmera de 360 graus com um conjunto de câmeras infravermelhas, 3 metralhadoras ocultas com munição suficiente para combater contra 1.500 homens e uma metralhadora guiada a laser. Ele também carrega medicamentos e água. Custo: US$ 7,4 milhões. É o fim dos tempos? E eu pensei que não ia viver o suficiente pra ver isso…”
Texto compartilhado no Facebook que, até às 16h do dia 11 de janeiro de 2021, já havia sido compartilhado por mais de 100 mil pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O robô que aparece no vídeo não é “guarda-costas” do rei de Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa, não sabe lutar e não esconde armas. Trata-se apenas de um equipamento de entretenimento da empresa britânica Cyberstein Robots, apelidado de “Titan, the Robot”. Além disso, o homem que aparece na filmagem não é o rei do Bahrein. Para verificar, basta comparar as imagens dos dois homens (foto do homem do vídeo e foto de Al Khalifa).

“Titan, the Robot”, que desfila com uma bandeira dos Emirados Árabes Unidos, é um robô interativo para entretenimento ao vivo, desenvolvido pela Cyberstein Robots. Apesar da aparência ameaçadora, eles não servem para fins bélicos. O vídeo que está sendo compartilhado atualmente foi feito na Exposição e Conferência Internacional de Defesa (IDEX) de 2019, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Segundo a Cyberstein Robots, Titan já esteve em mais de 50 países e já se apresentou para celebridades e políticos de diversas partes do mundo. Em 2010, esse mesmo modelo de robô foi usado em uma apresentação da cantora Rihanna. No ano seguinte, ele fez uma aparição especial na edição britânica do programa Big Brother.

Essa informação foi verificada pela AFP.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo