Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Vídeo viral mostra protesto contra presidente do Bahia, e não Ivete Sangalo

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
17.jan.2022 | 17h08 |

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um protesto realizado à noite em frente a um prédio onde, supostamente, mora a cantora Ivete Sangalo, em Salvador. A filmagem, feita a partir de um apartamento, mostra uma queima de fogos. Na sequência, no outro lado da rua, um grupo de manifestantes com percussão canta e grita palavras de ordem. A legenda sugere que os protestantes foram ao local para xingar a artista e que o ato seria um “troco” —  no final do ano, o público de um show da cantora em Natal puxou coro contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi incentivado por ela. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Mandaram Ivete tomar no C*#@ , na frente do Apartamento dela, no Campo Grande, em Salvador-Ba. Receeeeeebaa SataNaaaaaaZiiiSSS, o troco. É verdade esse BiLEEETe 🤣🤣”

Legenda de vídeo que circula no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O protesto que aparece no vídeo não foi direcionado à Ivete Sangalo e, sim, ao presidente do time Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani. Na última quarta-feira (12), um grupo de torcedores da Bamor, principal torcida organizada do clube baiano, se reuniu próximo ao imóvel — que, de fato, fica no bairro de Campo Grande, em Salvador. Aos 27 segundos do vídeo, é possível ouvir que os manifestantes gritam o sobrenome do empresário, “Bellitani”, antes de ofendê-lo. 

A PM local, que acompanhou a manifestação — uma viatura da corporação, inclusive, aparece na filmagem — confirmou, por email, que a gravação corresponde ao protesto realizado no último dia 12 pela torcida contra o presidente do time de futebol. Além disso, em nenhum momento do vídeo que vem sendo compartilhado é possível ouvir qualquer menção ao nome de Ivete Sangalo . Por email, a assessoria de imprensa da artista informou que não tem conhecimento de nenhum ato contrário a ela. 

Uma pesquisa pelos termos “protesto”, “Esporte Clube Bahia”, “protesto presidente do Bahia” e “Guilherme Bellintani” em plataformas como o Google mostra que diversos jornais locais, como o Bahia Notícias, Resenha na Rede e Band Notícias Bahia, entre outros, registraram o ato realizado na última semana a partir de diferentes ângulos. 

Um vídeo publicado no portal Bahia na Mídia, por exemplo, mostra o mesmo momento em que o grupo, logo após fazer xingamentos a Bellintani, canta “sou eu, sou eu, sou eu Bamor, sou eu” — esse canto pode ser identificado na gravação que viralizou aos 32 segundos. 

O canal no YouTube Bahiaço TV também publicou um vídeo sobre o protesto: uma edição que reúne várias filmagens do grupo de torcedores, incluindo uma transmissão ao vivo feita pelo perfil no Instagram da Bamor. Nessa edição, é possível ouvir os fogos de artifício que aparecem logo no começo do vídeo

Não é a primeira vez que a torcida organizada se manifesta contra a diretoria do Bahia Esporte Clube. Uma semana antes de ir até o bairro onde mora o presidente do Clube, integrantes da Bamor foram ao centro de treinamento do Bahia para fazer cobranças aos jogadores e à diretoria — em dezembro do ano passado, o time foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. O encontro foi marcado por protestos e até ameaças. 

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo