Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Lula não disse que pretende convidar Anitta para o Ministério da Educação

Estagiária | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
08.abr.2022 | 15h48 |

Circula pelas redes sociais a captura de tela de uma suposta reportagem do jornal Folha de S. Paulo dizendo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cogita convidar a cantora Anitta para assumir o Ministério da Educação (MEC), caso seja eleito em 2022. De acordo com o texto da imagem, o petista teria dito que as crianças precisam aprender a “desenvolver a sexualidade e empatia”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Lula diz que quando eleito, cogita Anitta para o ministério da educação

Ex presidente afirmou “as crianças não precisam somente de português e matemática, elas precisam desenvolver a sexualidade e empatia, esse é o diferencial do brasileiro”

Legenda de post publicado no Facebook que, até as 13h de 8 de abril de 2022, tinha 245 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de uma montagem. A imagem foi manipulada e imita a aparência do aplicativo do jornal Folha de S. Paulo. Segundo o próprio veículo, esse conteúdo é falso e não está nos tópicos do site relacionados a “Lula” e “Anitta”. Uma busca no Google mostra que não há nenhum registro de que tenha sido escrito algo com as mesmas palavras do título e do subtítulo em nenhum site.

A assessoria de imprensa de Lula informou, através de mensagem no WhatsApp, que o ex-presidente não considera convidar a cantora Anitta em eventual governo e tampouco disse a frase mencionada na captura de tela. 

Um conjunto de sinais também evidenciam a falsificação do post. O jornal costuma utilizar fontes tipográficas diferentes das que aparecem na peça de desinformação. Além disso, o portal não menciona o Ministério da Educação com letras minúsculas — já que é o nome de uma instituição —, e também costuma usar a sigla “MEC” para citar a pasta nos títulos das suas publicações.

A cantora Anitta, que essa semana alcançou o 1º lugar da parada da Billboard Global com a música “Envolver”, vem sendo alvo de ataques de militantes bolsonaristas nas redes sociais. Ainda hoje, a Lupa verificou uma fala falsamente atribuída à artista. Em março, uma foto de duas pessoas que simulavam um ato sexual em cima de um trio elétrico também foi usada para atacar a cantora, afirmando que uma delas seria Anitta. A imagem, contudo, mostrava as cantoras Luísa Sonza e MC Rebecca. Os ataques e as informações falsas começaram após a cantora criticar publicamente o presidente.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo