Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que XP Investimentos declarou apoio à candidatura de Lula

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
12.maio.2022 | 12h16 |

Circula pelas redes sociais uma postagem segundo a qual a corretora XP Investimentos teria manifestado “apoio” ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), levando a um suposto “desespero” na empresa diante da “fuga de investidores”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“XP Investimentos: após apoio a Lula, empresa vê fuga de investidores e vai ao desespero”
Texto em imagem que, até 14h do dia 11 de maio de 2022, havia sido visualizado por 164 mil usuários no Instagram

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há registro de que a XP Investimentos tenha manifestado “apoio” a Lula, que é pré-candidato à Presidência da República. A assessoria de imprensa da corretora também negou qualquer manifestação favorável a políticos. Na última semana, as ações da XP registraram forte queda na Nasdaq, mas o episódio não tem relação com o petista.

A postagem que circula nas redes sociais credita a informação ao site “News Atual”. O texto publicado pelo site, por sua vez, afirma que o fundador e presidente do Conselho de Administração da XP, Guilherme Benchimol, teria decidido apoiar Lula — atribuindo a informação a “diversos portais”, mas sem apresentar elementos concretos. “Diversos portais já haviam noticiado que o executivo já havia decidido apoiar o ex-presidiário. Dessa forma sofreu o baque com uma figa (sic) gigantesca de investidores”, diz a publicação.

De fato, Benchimol encontrou-se com Lula em 20 de maio, durante reunião com a presença de outros empresários, segundo informou o colunista Lauro Jardim no jornal O Globo. O assunto principal teria sido o empreendedorismo. Enretanto, não há registro de que Benchimol tenha demonstrado “apoio” a Lula na ocasião. Ainda de acordo com Jardim, o fundador da XP também já havia conversado com outros presidenciáveis, como João Doria (PSDB) e Eduardo Leite (PSDB).

Em 2 de maio, respondendo a críticas de seguidores por seu encontro com Lula, Benchimol respondeu a um comentário no Instagram afirmando que seu “papel institucional” é falar com todos os pré-candidatos “de forma isonômica”. “Isso não significa oferecer apoio, estender a mão ou qualquer coisa do tipo. É apenas um trabalho institucional que meu cargo exige”, escreveu.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da XP declarou que não houve qualquer manifestação política ou declaração de apoio a candidatos por parte da corretora. “Misturar encontros de relacionamento com notícias falsas tem o intuito criminoso de confundir a opinião pública”, afirmou a empresa, reforçando que a divulgação de informações falsas sobre instituições financeiras é crime previsto na Lei Federal nº 7.492/1986.

Em 3 de maio, Benchimol reuniu-se com o presidente Jair Bolsonaro (PL) no Palácio do Planalto. Segundo o colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, o teor da conversa foi o mesmo do encontro com Lula: propostas de campanha para aqueles que querem empreender no país.

Ações em queda

As ações da XP Investimentos na bolsa de valores norte-americana Nasdaq fecharam com queda de 10,75% em 4 de maio. O recuo, no entanto, foi um reflexo da divulgação do balanço do primeiro trimestre da empresa, que repercutiu negativamente entre os investidores, e não tem relação com um suposto apoio da corretora a Lula – que não ocorreu.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo