Tem certeza que deseja sair da sua conta?

Lupa promove oficinas de checagem em eleições e educação midiática no MisinfoCon

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
13.maio.2022 | 08h00 |

A primeira edição no Brasil do MisinfoCon, organizado pelo Hacks/Hackers em parceria com a Lupa, promove duas oficinas online sobre checagem de dados em eleições e educação midiática. O evento será no dia 13 de junho. Os dois workshops, sobre teoria e prática do fact-checking, acontecerão de tarde e serão transmitidos via Zoom. As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas até o dia 3 de junho pela plataforma Eventbrite (oficina 1 e oficina 2). O valor da participação é de R$ 30 cada.

As duas atividades de formação dialogam entre si a partir de um tema central, as eleições, e mostram a essência do trabalho da Lupa, que é o combate à desinformação e a educação midiática. “Um dos erros que quem estuda desinformação identificou nos últimos anos é a crença de que somente com jornalismo é possível combater a desinformação. A checagem precisa atingir mais pessoas e é nesse ponto que a educação midiática possibilita quebrar fronteiras e trazer públicos diferentes, de jovens até a terceira idade, a se comprometerem com um conteúdo verificado”, afirma Raphael Kapa, coordenador do Lupa Educação.

O primeiro workshop começa às 14h e será uma aula prática sobre como checar informação em eleições com a repórter da Lupa Nathália Afonso. O segundo começa às 16h e abordará a educação midiática no contexto das eleições com Raphael Kapa. “As duas oficinas se complementam. A primeira é um treinamento que mostra o que é checável e o que não é, e como checar. Já a segunda evidencia que o trabalho com as mídias terá uma relevância gigante neste pleito e deve ser tratado tanto na sala de aula quanto nas redações de jornais e pelas plataformas”, ressalta Kapa. 

O MisinfoCon é um movimento global que busca a construção de soluções sobre verificação, fact-checking e experiência do usuário em abordagens sobre desinformação em todas as suas formas. O evento é organizado pelo Hacks/Hackers, uma comunidade internacional formada por jornalistas e programadores. A próxima edição é a primeira realizada no Brasil e promovida pela Lupa.

Oficina 1 – Como checar informação em eleições, com a repórter da Lupa Nathália Afonso

Aula prática sobre os principais temas que são alvos de desinformação durante as eleições, a mídia programática e como o ecossistema digital contribui para esse fenômeno, entre outros pontos. Os participantes vão aprender como utilizar os principais bancos de dados. A repórter da Lupa Nathália Afonso também vai compartilhar as experiências durante a cobertura das eleições em 2018 e em 2020.

Oficina 2 – Educação Midiática e Eleições, com o coordenador do Lupa Educação Raphael Kapa

A partir da demonstração de diferentes iniciativas de educação midiática, a oficina propõe  um pensar crítico sobre como a educação vai além da lógica da sala de aula e deve ser pensada também para plataformas de redes sociais e redações. Afinal, o combate à desinformação não é efetivo se os esforços jornalísticos não estiverem alinhados e somados com uma educação midiática.

Programação online e presencial

O MisinfoCon Brasil será no dia 13 de junho. O evento terá dois painéis online com transmissão ao vivo no Youtube da Lupa, a partir das 9h, com convidados de renome no Brasil e na cena mundial do jornalismo. Na sequência, às 12h, a Imersão acadêmica, também transmitida ao vivo, terá a apresentação de três pesquisas sobre o fenômeno da desinformação no Brasil.

O encerramento do MisinfoCon será com um evento presencial no Rio de Janeiro. Os convidados terão a oportunidade de saber mais sobre as perspectivas para o combate à desinformação em 2022 e tirar dúvidas sobre o trabalho da Lupa.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo