Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que OLX teve recorde de vendas do Polo após propaganda com casal gay

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
13.maio.2022 | 17h45 |

Circula nas redes sociais uma imagem mostrando uma suposta reportagem do portal de notícias G1 afirmando que a empresa OLX registrou um recorde de anúncios de venda do carro Polo, da Volkswagen, “após casal gay protagonizar comercial” do novo modelo do veículo. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse conteúdo fosse analisado. Confira o trabalho de verificação da Lupa:

“Após Casal Gay protagonizar comercial do novo POLO, a empresa OLX contabiliza anúncios record em 24 horas do carro POLO a venda”

Texto da imagem que circula no Facebook e até as 15h do dia 14 de maio de 2022 tinha mais de 2,6 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A empresa OLX afirmou, em nota, que “não divulga informações relacionadas ao aumento de anúncios de carros modelo VW Polo na plataforma” e que também “não compactua com a disseminação de notícias falsas”.

Mesmo sem possuir o logo do G1, a imagem analisada é uma montagem feita para simular o aspecto visual do portal. Em pesquisas no site, não é possível encontrar nenhuma reportagem publicada no dia 9 de maio – nem nos últimos dois meses – com o título analisado. Buscas no Google também não apontam reportagens com tal conteúdo.

Procurada, a assessoria de imprensa da Globo confirmou que se trata de uma montagem e disse que “o G1 nunca publicou essa matéria”.

A montagem analisada começou a circular nas redes sociais depois que a Volkswagen publicou uma fotografia de um casal gay ao lado de um carro Polo, em 6 de maio. Desde que isso ocorreu, a publicação e a marca passaram a ser alvos de ataques homofóbicos nas redes sociais.

Porém, a propaganda não é recente: foi lançada pela empresa em setembro e outubro de 2021. Naquela época, o casal que estrelou a fotografia já tinha sido atacado nas redes. 

Diego, uma das pessoas que estrelaram a campanha, disse ao UOL que ele e a família foram alvo de ataques. “Na primeira vez, esse movimento ficou só na internet, mas agora eles abusaram: foram para cima dos meus irmãos e sobrinhos, que não têm nada a ver com isso”, disse.

Procurada, a Volkswagen disse que “celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero” e que “promover Diversidade & Inclusão” é um dos pilares da marca.

Este conteúdo também foi checado pelo E-Farsas.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo