Tem certeza que deseja sair da sua conta?

Gilberto Scofield Jr. gilberto.scofield@lupa.news

É executivo de comunicação e marketing com especialização em comunicação e marketing digital. Chefiou a assessoria de comunicação e marketing da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Foi diretor da agência de comunicação integrada Máquina Cohn & Wolfe, consultor de comunicação da secretaria de comunicação da Presidência da República. Foi editor do jornal e do site de O Globo. Pelo jornal, passou cinco anos como correspondente em Pequim, na China, e dois anos em Washington, nos EUA. Em 2000, assumiu o então inédito cargo de editor de conteúdo do portal de finanças iG Finance. Já escreveu para Revista Exame, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Revista Época, iG Finance e O Globo. É mestrando do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Escola de Comunicação da UFRJ, bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho e possui MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas. É um dos autores do livro “Pós-verdade e Notícias falsas: reflexões sobre a guerra das narrativas ”, coletânea de artigos sobre desinformação publicada em 2020 pela Editora Cobogó. Entrou como conselheiro editorial da Lupa em 2017 e em 2019 assumiu a Diretoria de Negócios e Estratégia. Em 2022, se tornou consultor do Lupa Educação.

TEXTOS PUBLICADOS

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo