A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?
Sumário
1 SOBRE O PROGRAMA DE MEMBROS
2 CADASTRO E CONTA
3 ASSINATURA E PAGAMENTO
4 SAIBA MAIS SOBRE A AGÊNCIA LUPA

FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

1. SOBRE O PROGRAMA DE MEMBROS

a. O que é um Programa de Membros?

Uma Comunidade de Membros é formada por pessoas interessadas e engajadas em um tema ou causa em comum, com o objetivo de trocar informações, experiências e compartilhar conhecimento.

Um Programa de Membros, portanto, é uma iniciativa organizada por uma instituição para criar o espaço para essa Comunidade existir. Mediante contribuição mensal ou anual, os membros fazem parte da Comunidade, apoiando a causa ou trabalho da organização e contribuindo, também, com suas habilidades. Em troca, têm acesso a conteúdos exclusivos, descontos e oportunidades.

b. O que é o Contexto, o Programa de Membros da Lupa?

O Contexto foi criado para reunir pessoas que valorizam informações verdadeiras, construir uma comunidade interessada em verificação de fatos, aproximar o público do fact-checking e debater estratégias de manipulação de narrativas.

Queremos aprofundar o relacionamento com nossos leitores, transformando-os em agentes ativos contra a desinformação e por um jornalismo independente e livre de interesses que não sejam o debate democrático e o direito à informação verdadeira. Queremos oferecer contexto às pessoas.

O Programa de Membros da Lupa é uma iniciativa criada e desenvolvida pela Agência Lupa e apoiada pelo Media Development Investment Fund (MDIF), junto a outras 15 iniciativas selecionadas para receber recursos e mentoria na criação de programas de apoio ao combate à desinformação e ao desenvolvimento de iniciativas de jornalismo investigativo digital. 

O projeto, chamado Membership in News Fund, ajuda plataformas digitais de mídia a construírem relacionamentos fortes e permanentes com seus públicos de forma a gerar mais impacto e engajamento ao modelo de negócio digital. Implementado pela iniciativa Membership Puzzle Project (MPP) e pela MDIF com apoio da Luminate, uma organização filantrópica internacional, as plataformas recebem treinamento focado no design e desenvolvimento de programas de Membership, também conhecidos como programas de associação ou apoio, com a ajuda dos maiores especialistas mundiais no assunto.

c. Por que o Contexto foi criado?

Para aprofundar o relacionamento da Lupa com seus leitores, transformando-os em apoiadores da luta contra a desinformação, e para o desenvolvimento de um jornalismo independente e livre de interesses que não sejam o debate democrático e o direito à informação correta e verdadeira.

d. Quem pode fazer parte da comunidade?

Qualquer pessoa interessada em combater a desinformação no Brasil e que acredite que as estratégias de desinformação de alguma forma corroem a democracia e o discurso público, colocando o jornalismo sob ataque.

e. Por que ser um membro? O que eu ganho com isso?

Os membros têm acesso a: 

  • Resumo das principais verificações da semana;
  • Lista de transmissão com cards das últimas verificações da Lupa;
  • Curadoria Lupa, conteúdos sobre desinformação selecionados pela nossa equipe;
  • Pergunte à Lupa, a cada 15 dias, pergunte o que quiser para um integrante da Lupa;
  • Newsletter semanal exclusiva;
  • Acesso a grupos de discussão;
  • Live mensal exclusiva com certificado de participação;
  • Certificado digital de membro do Contexto;
  • Pode ganhar brindes e livros.

f. O Contexto é pago? Quais são os valores?

Sim, você pode contribuir com qualquer valor a partir de R$ 9,90 por mês ou R$ 99,90 por ano.

g. Quais são as Regras e Termos do Contexto?

Confira aqui as regras e termos do Contexto, o Programa de Membros da Lupa.

h. Onde o Contexto está? Como funciona?

No seu primeiro acesso ao Contexto, você precisará criar um login e senha, que utilizará todas as vezes que quiser acessar a Área de Membros no site da Lupa. 

Na Área de Membros, você poderá saber melhor sobre as opções de assinatura e pagamento de membros do Contexto. Enviaremos uma confirmação por e-mail, junto a um e-mail de boas-vindas, e você passará a receber comunicações via e-mail exclusivas para membros.

Além disso, você terá acesso aos links de entrada dos dois ambientes em que o Contexto funciona: o grupo no Telegram e o grupo no Facebook. 

i. Quem apoia o Contexto?

A Agência Lupa e outras 15 plataformas de jornalismo digital ao redor do mundo foram selecionadas pelo Media Development Investment Fund (MDIF) para receber recursos e mentoria na criação de programas de apoio ao combate à desinformação e ao desenvolvimento de iniciativas de jornalismo investigativo digital. O projeto, chamado Membership in News Fund, ajuda plataformas digitais de mídia a construírem relacionamentos fortes e permanentes com seus públicos de forma a gerar mais impacto e engajamento ao modelo de negócio digital.

FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

2. CADASTRO E CONTA

a. É preciso ter uma conta para ser membro da comunidade? Como eu faço para acessar minha conta?

Sim. Para fazer parte do Contexto, você precisa realizar o seu cadastro aqui, onde você poderá criar seu login e senha e escolher seu plano de assinatura.

b. Como atualizo e altero detalhes relacionados ao meu cadastro?

Basta acessar este link.

c. Posso desativar a minha conta por um tempo e depois reativá-la?

No momento, não existe a opção de desativar a conta temporariamente. Você pode cancelar sua assinatura, no caso do plano mensal, e retornar quando for mais conveniente.

d. A minha assinatura é renovada automaticamente? Posso cancelar a qualquer momento?

Se você optou por um plano mensal, sua assinatura será renovada automaticamente todos os meses. Você pode fazer o cancelamento a qualquer momento. Basta acessar sua conta, clicar em “Sua assinatura” e fazer o cancelamento.
Se você optou por um plano anual, sua assinatura não será renovada automaticamente e, após um ano, será necessário refazê-la. As assinaturas anuais não podem ser canceladas.

e. Como cancelo minha assinatura ou mudo meu plano?

Se você já for membro do Contexto, basta acessar este link.

f. Qual o meio oficial de comunicação da Lupa comigo para assuntos relacionados à minha assinatura e ao pagamento?

É o e-mail contexto@lupa.news.

FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

3. ASSINATURA E PAGAMENTO

a. Como participar da comunidade?

Para ser um membro da comunidade, você precisa escolher um plano de assinatura e se cadastrar na Área de Membros do Contexto, no site da Lupa.

b. Eu me inscrevi para receber a Lente, a newsletter sobre desinformação da Lupa, mas não estou recebendo.

Por favor, mande um e-mail para contexto@lupa.news com o assunto “Quero receber a Lente”.

c. Quem são os administradores/moderadores da comunidade?

Larissa Bispo, coordenadora de Engajamento na Agência Lupa;

Raquel Moura, coordenadora de Audiência e Impacto da Agência Lupa.

d. Como reconheço a equipe e os moderadores da Lupa?

Todas as pessoas que integram a equipe da Agência Lupa estarão identificadas com “Lupa” ou “Agência Lupa”, junto ao seu nome, em todos os canais de comunicação com os membros.

e. O que são os sinais de alerta da comunidade?

Discurso de ódio ou comentários degradantes sobre raça, religião, cultura, orientação sexual, aparência física, gênero ou identidade não serão tolerados no Contexto. Não serão permitidos comentários ofensivos, ataques pessoais, homofobia, machismo, racismo ou qualquer discurso de ódio.

Caso algum usuário desrespeite essa orientação, primeiramente iremos notificar e, na segunda ocorrência, o usuário será excluído do Programa de Membros da Lupa. 

f. Recebi um alerta ou fui banido da comunidade e não sei qual o motivo.

Por favor, mande um e-mail para conexto@lupa.news e verificaremos se houve algum erro. 

g. Posso enviar uma sugestão de discussão, workshop ou checagem de fatos para a Lupa? Como faço isso?

Para enviar uma sugestão de discussão, tema de workshop ou evento relacionado ao Contexto, envie um e-mail para contexto@lupa.news.

Sugestões de checagem podem ser enviadas pelo e-mail lupa@lupa.news ou preenchendo um breve formulário, do #LupaAqui. É possível enviar sugestões e conteúdos para verificação também pelo WhatsApp da Lupa, no número +55 21 99193-3751 ou clicando aqui.

h. Tenho uma reclamação, denúncia ou sugestão para fazer em relação ao Contexto.

Por favor, mande um e-mail para contexto@lupa.news.

FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

4. SAIBA MAIS SOBRE A AGÊNCIA LUPA

Clique aqui para saber mais sobre a Lupa.

Sumário
1 SOBRE O PROGRAMA DE MEMBROS
2 CADASTRO E CONTA
3 ASSINATURA E PAGAMENTO
4 SAIBA MAIS SOBRE A AGÊNCIA LUPA