Mais da metade dos 353,5 mil cidadãos que informaram escolaridade ao se cadastrarem no FalaBR para fazer pedidos com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) ao governo federal brasileiro têm alto nível de escolaridade: 139 mil têm ensino superior (39%), 63,6 mil têm pós-graduação (18%) e 31,6 mil têm mestrado ou doutorado (9%). Esses grupos somam 66% dos solicitantes que informaram escolaridade. Na população geral, a estimativa é que apenas 17,4% dos brasileiros com 25 anos ou mais tenham diploma universitário, segundo dados do IBGE.
Nos demais níveis, foram registrados 96,7 mil solicitantes com ensino médio (27%), 19,3 mil com ensino fundamental (5%) e 3,3 mil sem instrução formal (1%). Há outros 125 mil usuários registrados no sistema sem escolaridade informada.
Qualquer cidadão brasileiro pode protocolar um pedido de informação a qualquer órgão público, seja do Executivo, Legislativo ou Judiciário. No governo federal, para fazer um pedido via internet, é preciso se cadastrar no sistema FalaBR. Nesse sistema, o cidadão pode acompanhar a tramitação e o histórico de todas as suas solicitações, além de receber respostas dos pedidos e recursos por e-mail. Alguns estados e municípios também usam o FalaBR para gerenciar pedidos de informação com base na LAI, mas a maioria possui sistemas próprios. A WikiLAI, projeto da agência de dados Fiquem Sabendo, explica como usar o sistema.
Fontes: Controladoria-Geral da União e IBGE