Ter vocação para determinado trabalho é considerado sorte, significa que o jeito de uma pessoa, sua facilidade pra entender determinados conceitos e a maneira como ela lida com as situações desse trabalho combinam, encaixam com a profissão que ela exerce. Porém, quando essa profissão é exercida dentro de uma religião, a vocação extrapola os limites da mera aptidão, habilidade, ela é considerada um chamado, um “sopro do espírito”, como diz a pastora Silvia Nogueira, uma das entrevistadas deste episódio do Maria Vai Com as Outras.
Junto com a Irmã Edinalva, elas respondem à curiosidade de Branca Vianna, uma ateia batizada na Igreja Católica, sobre como vivem, como se sustentam e quais as demandas de quem trabalha servindo a Deus.
O encontro com a pastora aconteceu no estúdio, cerca de uma semana antes dos primeiros casos confirmados de coronavírus no Brasil, já a conversa com a freira foi gravada remotamente, seguindo as orientações de isolamento das organizações responsáveis pelo enfrentamento da atual pandemia.
Bloco 1:
Silvia Nogueira foi ordenada pastora da Igreja Batista em 1999, em São Paulo. Apesar de reconhecer que muitas mulheres já atuavam na religião, ela foi a primeira a receber o título oficialmente. Hoje, além de pastora é também professora da rede pública no Norte do estado do Rio. No episódio, ela conta por que pastores folgam às segundas-feiras e comenta a resistência ao reconhecimento oficial das lideranças femininas nas religiões cristãs.
Bloco 2
A Irmã Edinalva é freira na Congregação Agostinianas Missionárias. Nascida no Pará, ela hoje realiza seu trabalho burocrático e de caridade na Zona Norte do Rio de Janeiro. Nesta conversa, ela explica a diferença entre padres e freiras no catolicismo, religião com maior número de fiéis hoje no Brasil.
> Links citados no episódio:
Aqui estão pesquisas do Instituto Datafolha sobre religião no Brasil.
Ouça o primeiro episódio extra do #marianaquarentena.
Para ouvir outros episódios, vá até a página do Maria.
*
Siga o Maria nas redes. Temos um perfil no Instagram e no Twitter, além de um grupo fechado para ouvintes no Facebook. Se quiser escrever para a produção do programa, mande um e-mail para: mariavaicomasoutras@revistapiaui.com.br.
O podcast é uma produção da Rádio Novelo para a revista piauí.
Ficha técnica:
Apresentação: Branca Vianna
Coordenação geral: Paula Scarpin
Produção: Mari Faria
Edição: Claudia Holanda
Finalização e mixagem: João Jabace
Redes sociais: Ana Beatriz Ribeiro
Vídeos: Mateus Coutinho
Coordenação digital: Kellen Moraes
Identidade visual: Cecilia Marra, Caio Borges e Paula Cardoso
Distribuição: Yasmin Santos
Engenheiro de som: Danny Dee
Gravado no Estúdio Rastro