No começo da tarde da Maratona Piauí CBN de Podcast, produtores de programas de sucesso falarão sobre estratégias pra fazer com que ouvintes escutem seus podcasts pela primeira vez e como fazer para mantê-los fieis.
Ivan Mizanzuk, do AntiCast, diz que muitos dos nomes convidados para o programa vieram de sugestões recebidas pelas redes sociais e que frequentemente as pautas são ideias propostas pelos ouvintes. “Esse tipo de interação já me salvou de semanas em que ideias de temas e convidados eram nulas. Hoje, muitas dessas pessoas são amigas e participantes frequentes do AntiCast“, diz Mizanzuk.
Já Juliana Wallauer, do Mamilos, diz que um dos aspectos mais importantes para engajar a audiência é a leitura de e-mails. “É através desse quadro que podemos de fato promover uma conversa entre o que a gente produz e como o conteúdo bate na audiência. Eles agradecem, trazem novos exemplos e olhares, contestam – sempre ampliando a discussão. É o momento de corrigir rota, de deixar transparente a diferença entre o que a gente planeja e o que de fato conseguimos produzir, de assumir nossas falhas e limitações. É o espaço para compartilhar o que a gente sente, e da audiência perceber o quanto também crescemos e aprendemos nesse processo, e assim fortalecer a percepção de que estamos em uma jornada compartilhada”, conta a publicitária.
Um dos trabalhos de fidelização envolve o planejamento de redes sociais que engaje e que converse com quem está escutando o programa. Além disso, promoções, planos de distribuição, escolha de temas, análise de audiência, agregadores e plataformas de veiculação estarão entre as pautas da conversa que também terá a presença de Paulo Vinícius Lima, da equipe de marketing da Rádio CBN.
A mediação será de Kellen Moraes, coordenadora digital da Rádio Novelo.