Da lista All-Time Greatest Hits da Cozinha Transcendental, a massa com legumes da foto é o Top 1 incontestável, é unanimidade. O prato não foi criado na redação, mas poderia ter sido e para simplificar a história, vamos declarar hoje que, sim, nasceu junto com a Cozinha Transcendental já que antes era um mero aproveitamento dos legumes da geladeira e ninguém se impressionava. Era feita a olho. Aqui ganhou nobreza, fã clube e festa. Ganhou até receita! Se tornou tão importante no nosso cardápio que o cenário escolhido para a foto com nosso pinguim foi a mesa do diretor de redação.
Nós aqui gostamos de usar fusilli ou formatos semelhantes (o radiatori da marca Garófalo é ótimo). A escolha se deve ao fato do molho dos legumes se entranhar nas dobrinhas do parafuso, mas vamos fazer de conta que escolhemos por que, afinal, trata-se da cozinha da revista para quem tem um parafuso a mais.
Mas vamos lá:
Ingredientes
Para dois pacotes de 500g de massa (contando com as visitas, somos 16):
– 2 ou 3 brócolis americanos bem fechados (uns 500g ou mais)
– 1 pacote de cenouras baby
– 2 caixas de tomates sweet grape (aqueles pequeninos e doces)
– 6 abobrinhas bem firmes, 8 se estiverem pequenas
– erva doce (semente)
– 1 folha de louro
– 5 dentes de alho partidos ao meio, sem o miolinho
– salsinha picada a gosto
– entre 300 e 500 gramas de queijo de minas fresco
sal
pimenta
Endro / Aneto (opcional)
Salsa picadinha
Modo de fazer:
Separe as arvorezinhas do brócolis (não desprezar nada, nem o caule e nem as folhinhas) pique as cenouras em rodelas e ferva tudo em água salgada abundante até que fiquem cozidos mas ainda firmes. Reseve a água da fervura. Nós costumamos ferver no caldeirão que usamos para a massa.
Corte as abobrinhas em cubinhos
Enquanto o brócolis e a cenoura cozinham, refogue os cubinhos de abobrinha e as metades de alho no azeite. A abobrinha deve ficar firme.
Escorra a cenoura e o brócolis já cozidos (dê uma conferida no tamanho dos pedaços de brócolis. Se notar que ficaram muito desproporcionais em relação ao pedaços de abobrinha, corrija) e junte com as abobrinhas. Coloque a folha de louro quebrada, uma colher de chá generosa de sementinhas de erva-doce, dê mais uma BOA regada de azeite e misture. Salgue e apimente a gosto, tampe e mantenha em fogo baixo tomando gosto, por alguns minutos. Se a mistura parecer seca, acrescente colheradas da água da fervura.
– Coloque a massa para ferver. Como leva 8 minutos depois de abrir fervura, aproveite para cortar os tomatinhos em rodelinhas e o queijo em cubinhos. Acomode tudo na travessa em que você vai servir a massa. Acrescente salsinha picada (o endro, se resolveu usar) e misture. Tempere como salada, com bastante azeite. O sal e a pimenta são ao gosto da plateia. Misture e reserve.
Quando a massa estiver al dente, escorra rapidamente e jogue (sim, isso mesmo: jogue bem quente) sobre o tomate e o queijo. Jogue a mistura de brócolis, abobrinha e cenoura refogados sobre a massa e misture tudo rapidamente e muito, muito bem. Corrija o sal, se necessário, Dê mais uma regada vigorosa e generosa de azeite. Esparrame uma lufada feliz de queijo ralado por cima e chame o pessoal. Massa se come quente.
BOM APETITE!!!!!!
Fundo musical recomendado para preparar um glorioso Fusilli alla piauí. E notem o maestro, por favor. Que homem mais chique.