colaboradores

dezembro_2015

Nadia Khuzina [Capa e ilustração do Índice], artista russa radicada na Califórnia, é editora do blog de charges políticas nadiakhuzina.com.

Paula Scarpin [As telas suspensas de Lina Bo Bardi] é repórter da piauí.

Luiz Maklouf Carvalho [O sujeito oculto], jornalista, é autor de O Coronel Rompe o Silêncio, da Objetiva, e coautor de Vultos da República, da Companhia das Letras. Ilustração de Caio Borges.

Matteo Civaschi e Gianmarco Milesi [Cartuns] são uma dupla de criação da agência de publicidade H-57, sediada em Milão. As imagens integram o livro Film in Five Seconds, que retrata cenas-chave de filmes famosos.



Dilma Rousseff [Candongas não fazem festa] é presidenta da República. Seu ghostwriter não autorizado é o repórter Renato Terra, codiretor dos documentários Uma Noite em 67 Eu Sou Carlos Imperial. Ilustração de Caco Galhardo.

André Singer [O lulismo nas cordas, jornalista, cientista político e professor na usp, foi secretário de Imprensa da Presidência da República de 2003 a 2007. Publicou Os Sentidos do Lulismo, pela Companhia das Letras. Ilustração de Kleber Sales.

Bernardo Esteves [O mentor] é repórter da piauí. Publicou Domingo É Dia de Ciência, pela Azougue.

Ben Taub [O caminho até a jihad], fotojornalista e repórter, escreve sobre o Oriente Médio para várias publicações, entre elas a New Yorker, na qual o artigo foi originalmente publicado. Tradução de Sergio Tellaroli.

Ruy Fausto [Massacre no canal Saint-Martin], professor emérito da usp, é doutor em filosofia pela Universidade Paris I. Publicou, entre outros livros, Outro Dia: Intervenções, Entrevistas, Outros Tempos, pela Perspectiva.

Allan Sieber [Meu pai nunca falou nada sobre essas coisas] é roteirista, diretor de animação e quadrinista da Folha de S.Paulo. Lançou, entre outros livros, Quem Tá Chorando? (com Claudia Jouvin), pela Veneta, e A Vida Secreta dos Objetos, pela Mórula Editorial.

Pedro Meira Monteiro [Cenas de leitura], professor de literatura brasileira em Princeton, é autor, entre outros, de Signo e Desterro: Sérgio Buarque de Holanda e a Imaginação do Brasil, pela Hucitec, e organizador de A Primeira Aula: Trânsitos da Literatura Brasileira no Estrangeiro, pela Hedra.

Ricardo Piglia [O rio subterrâneo], crítico literário e escritor argentino, é professor emérito da Universidade Princeton. O texto integra o livro Los Diarios de Emilio Renzi, da editora Anagrama. Seleção de Leandro Sarmatz e tradução de Heloisa Jahn.

Tiago Coelho [O último amigo] é estagiário da piauí e roteirista.

Ilustrações de Esquinas por Andrés Sandoval.