cartas

Lucro, muito lucro

FOTO: DOUGLAS MCMILLAN

INFILTRAÇÃO TUCANA

Finalmente, as provas de infiltração tucana na piauí. Eu sempre soube! O que faz esse tucano na mesa do meu quarto de hotel boliviano?

DOUGLAS MCMILLAN_SANTA CRUZ DE LA SIERRA, BOLIVIA

 

ABOBRINHAS



Tirando-se a capa e as poesias da graciosa Wislawa Szymborska da piauí de maio, o resto dessa malfadada edição me decepcionou sobremaneira. Houve muito sangue e abobrinhas desconexas.

ALEXANDRE MORAES_RECIFE, PE

 

PROFETAS

Pergunto ao quadrinhista Eduardo Filipe se ele teria a coragem de incluir em sua provocação “Algumas (criaturas), por motivos misteriosos, permanecem entre nós…” a caricatura maldosa de um certo profeta muçulmano, ao lado do Papa Bento XVI e do rabino Sobel.

JOAQUIM DE GOA_SÃO PAULO, SP

 

MUITO LUCRO

Uma manhã de sábado sem trabalho, sem filho, sem marido, num quarto em penumbra, com o abajur ligado e a piauí. Meu pedaço de paraíso na terra. Tomara que vocês tenham lucro, muito lucro para uma vida longa!

LÍCIA VALENTE_SALVADOR, BA

NOTA DA REDAÇÃO: nos contentamos com menos: lucro, algum lucro.

 

MISS

Rogo que tenham cautela com as bem-intencionadas sugestões de determinados leitores. Totalitário que sou, acho que, se forem na onda dos defensores do politicamente correto, em pouco tempo a piauí se tornará pelega o suficiente para ser citada em concursos de Miss.

DIOGO H. CARVALHO_BRASÍLIA, DF

 

A PEDIDOS, PARA FLAVIANA

Muito obrigado por, aparentemente, haver-me incluído no “com tanta gente boa no Brasil e no mundo para escrever”. Respondo sua pergunta: você não está ficando louca. Ao menos, não por este motivo. Eu não sou mais colaborador da revista piauí. O último texto que cometi foi o Horóscopo da edição de fevereiro. O qual, para meu alívio, ninguém identificou como sendo de minha autoria.
O motivo de minha debandada foi o vício do publisher (eu escreveria “editor”, mas ele acha publisher mais chique), em alterar textos alheios a seu bel-prazer. E a fazê-lo quase sempre eivado em escrachado corporativismo, apagando menções a erros crassos de articulistas e redatores do periódico.
Mas, como você pode perceber, apesar de tudo, continuo fiel leitor da piauí.

CARLOS ARTHUR ORTENBLAD_RIO DE JANEIRO, RJ 

 

CHÁ VERDE

Avisem o Marcos Caetano que sunga nunca foi chamada de maiô em São Paulo ─ nem na época do Jânio Quadros.
Minha leitura terminou ontem. Agora vou tomar meu chá verde.

FLAVIANA SERAFIM_SÃO PAULO, SP

 

Ó XENTE!

Ciço Léo, o vencedor do Grande Concurso Literário do mês passado, suplica para que se corrija uma falha nossa que pode lhe custar caro, caríssimo: ele é cearense, e não paulistano.

Leia também

Últimas Mais Lidas

Marcadores do destino

Marcadores presentes no sangue podem aumentar ou diminuir os riscos do paciente infectado pela Covid-19 em desenvolver casos graves da doença

De puxadinho da Universal a queridinho da direita

No espaço deixado pelo PSL, Republicanos dobra número de prefeitos e se torna partido com mais vereadores eleitos em capitais

Foro de Teresina #128: As urnas, o racismo e o vírus

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Teatro político

Ricardo Nunes, vice da chapa de Bruno Covas, faz encontro em teatro que recebeu repasse de 150 mil reais autorizado pela prefeitura de São Paulo

Confiança no SUS tem crescimento recorde na pandemia

Pesquisa inédita do Ibope mostra que, em 2020, a população passou a confiar mais em quase todas as instituições – menos no presidente e seu governo

Virada eleitoral: missão (im)possível?

Só uma em cada quatro disputas de segundo turno teve reviravolta em relação ao primeiro nas últimas seis eleições municipais

Mais textos
3

Na cola de quem cola

A apoteose da tecnologia e o adeus aos estudos

7

A Arquiduquesa da canção e do escracho

Algum jovem, bem jovem mesmo, que por ventura me leia neste momento, não há de saber quem foi “Araca, a Arquiduquesa do Encantado”, estou certa? Assim era chamada a cantora favorita de Noel Rosa e tantos outros, a super Aracy de Almeida. Mulher absolutamente singular em sua figura e trajetória.

8

Janelas para o passado

Vêm da Inglaterra iniciativas interessantes lançadas na internet esta semana que ajudam a entender melhor duas civilizações antigas. Um projeto disponibiliza na rede fragmentos de papiros egípcios da época da ocupação grega, incluindo textos de Platão, Heródoto e Epicuro, e convida os internautas para ajudar a decifrá-los. Foi inaugurada também uma biblioteca digital de manuscritos de Avicena e outros nomes da medicina árabe do período medieval.

9

Miriam

Miriam, a mulher com um problema na garganta

10

PMDB decide apoiar Obama e Raúl Castro

"Abaixo o capitalismo e o socialismo! Viva o fisiologismo!", discursou Temer