colaboradores

O retrato do desenhista quando jovem %@#✩!

Uma capa exclusiva de Spiegelman para piauí

Art Spiegelman, autor de <i>À Sombra das Torres Ausentes</i> e <i>Maus</i>, que lhe valeu o prêmio Pulitzer
Art Spiegelman, autor de À Sombra das Torres Ausentes e Maus, que lhe valeu o prêmio Pulitzer FOTO: JEAN-CHRISTIAN BOURCAR_GETTY IMAGES

Ronaldo Pena [Tanta beleza, e quanta coisa destruída] é pedreiro em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Cadão Volpato [Nós que nem roubávamos tanto] é músico, escritor e jornalista. Lançou o álbum solo Tudo que quero dizer tem de ser no ouvido (Outros Discos) e o livro Questionário (Illuminuras).

Daniela Pinheiro [Oligarquia irritada] é jornalista de piauí.

Santiago [Edificante poema escrito em portuñol] é chargista do Jornal do Comércio, de Porto Alegre, autor de Conhece o Mario? (LPM). O poema é de Mario Quintana (1906-1994).



D. T. Max [Dormir, nunca mais] é escritor e jornalista americano, autor de The family that couldn’t sleep. Tradução de Rubens Figueiredo, autor do romance Barco a seco (Companhia das Letras).

Edward Sorel [Lillian Hellman], cartunista americano, autor e ilustrador de livros infantis.

Silvia Pilz [Na moita] é jornalista e redatora publicitária.

Cassiano Ellek Machado [Baixa fidelidade] é jornalista de piauí.

Art Spiegelman [Retrato do artista quando jovem] é cartunista americano, autor de MausÀ sombra das torres ausentes (Companhia das Letras). Com Maus, sobre o massacre dos judeus na II Guerra Mundial, tornou-se o único autor de quadrinhos a ganhar o prêmio Pulitzer de literatura. A capa desta edição foi feita especialmente por Spiegelman para a piauí. Tradução de Rubens Figueiredo.

Sérgio de Sá [No paraíso não havia pequi] é professor da Universidade Católica de Brasília e crítico do Correio Braziliense, autor de Roberto Corrêa ─ caipira extremoso (Coleção Brasilienses).

Judith Thurman [Vestida para arrasar] é escritora, poeta e crítica de arte americana.O filme Maria Antonieta, de Sofia Coppola, estreia neste mês. Tradução de Sergio Flaksman.

Osip Mandelstam [Poesia], poeta russo nascido na Polônia. Perseguido e preso pelo stalinismo, foi assassinado num campo de prisioneiros, em 1938. Tradução do original russo de Rubens Figueiredo.

Paulo Emilio Salles Gomes [Cemitério], escritor e crítico de cinema, falecido em 1977. No dia 19 de março, a CosacNaify comemorará o relançamento do seu Três mulheres de três pppês com um debate, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, entre Lygia Fagundes Telles (viúva de Paulo Emilio), Antonio Candido, Roberto Schwarz, Carlos Augusto Calil e Augusto Massi.

Eduardo Escorel [A última missão] é cineasta e ensaísta. Editou Terra em transe, de Glauber Rocha, dirigiu o documentário Vocação do poder e publicou Adivinhadores de água: pensando o cinema brasileiro (CosacNaify).

Steve Martin [Deus existe?] é ator e humorista americano. Tradução de Rubens Figueiredo.

Marcel Gotlib [O canguru] é escritor e cartunista francês. Tradução de Rosa Freire D’Aguiar.

Chantecler [Confie no seu coração, virgem] antevê para os taurinos um mês perfeito para peixe-banana e prescreve medicamentos para todos os males astrais. Nenhum leitor acertou o nome do Chantecler de fevereiro.

 

ilustrações, desenhos e escultura: Andrés Sandoval, Flávia Ribeiro, Getúlio, Paulo Pasta e Tom Cheney

Leia também

Últimas Mais Lidas

Bons de meme, ruins de voto

Nomes bizarros viralizam, mas têm fraco desempenho nas urnas

Perigo à vista! – razões de sobra para nos preocuparmos

Ancine atravessa a crise como se navegasse em águas tranquilas, com medidas insuficientes sobre os efeitos da pandemia

Retrato Narrado #4: A construção do mito

De atacante dos militares a goleiro dos conservadores: Bolsonaro constrói sua história política

A renda básica, o teto de gastos e o silêncio das elites

Desafio é fazer caber no orçamento de 2021 um programa mais robusto que o Bolsa Família e mais viável em termos fiscais que o auxílio emergencial

A culpa é de Saturno e Capricórnio, tá ok?

Como Maricy Vogel se tornou a astróloga preferida dos bolsonaristas 

Um satélite oculto

Governo declara sigilo sobre decisões de Junta que analisa gastos públicos e complica a mal contada história do equipamento de 145 milhões para monitorar a Amazônia

Cresce força de PMs na política

Entre profissionais da segurança pública que se candidataram, proporção de eleitos triplicou de 2010 a 2018

Mais textos
5

Procura-se um presidente

Dependência virtual e extremismo de Bolsonaro precipitam corrida política no campo da direita

6

Lucrativa como chocolate

Ex-investidores de Wall Street e os herdeiros de Bob Marley disputam os bilhões da cannabis legalizada nos Estados Unidos

7

O labor de Papai Noel

Papai Noel demais em uma única noite de Natal

8

Temer estuda pedir Estados Unidos em casamento para Brasil não quebrar

Uma ideia ousada surgiu numa reunião de Michel Temer com seus assessores mais próximos nesta tarde. Moreira Franco sugeriu que “já está na hora de o Brasil arrumar um esposo” para não correr o risco de quebrar.

10

A hora mais escura – exigências da verdade

O filme dirigido por Kathryn Bigelow a partir do roteiro de Mark Boal tem duas fragilidades – a legenda na abertura e o close final de Maya, a analista da CIA interpretada por Jessica Chastain. Entre esses dois extremos, porém, há duas horas e meia de bom cinema.