A Revista Newsletters Reportagens em áudio piauí recomenda piauí jogos
Podcasts
  • Foro de Teresina
  • ALEXANDRE
  • A Terra é redonda (mesmo)
  • Sequestro da Amarelinha
  • Maria vai com as outras
  • Luz no fim da quarentena
  • Retrato narrado
  • TOQVNQENPSSC
Vídeos
Eventos
  • Festival piauí 2025
  • piauí na Flip 2025
  • Encontros piauí 2025
  • Encontros piauí 2024
  • Festival piauí 2023
  • Encontros piauí 2023
Herald
Minha Conta
  • Meus dados
  • Artigos salvos
  • Logout
Faça seu login Assine
  • A Revista
  • Newsletters
  • Reportagens em áudio
  • piauí recomenda
  • piauí jogos
  • Podcasts
    • Foro de Teresina
    • ALEXANDRE
    • A Terra é redonda (mesmo)
    • Sequestro da Amarelinha
    • Maria vai com as outras
    • Luz no fim da quarentena
    • Retrato narrado
    • TOQVNQENPSSC
  • Vídeos
  • Eventos
    • Festival piauí 2025
    • piauí na Flip 2025
    • Encontros piauí 2025
    • Encontros piauí 2024
    • Festival piauí 2023
    • Encontros piauí 2023
  • Herald
  • Meus dados
  • Artigos salvos
  • Logout
  • Faça seu login
minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
Jogos
piauí jogos
cartas

Pornografia de quinta

| Edição 7, Abril 2007

A+ A- A

BA X FIDELID DE

C ssi no Elek M ch do quebrou tudo escrevendo sobre MP3.

Um retr to fiel dest re lid de tecnológic que sequer preenche nossos ouvidos de m neir corret . E se ess revist public sse seus textos excluindo um d s vog is?

 

C RLOS BOZZO JUNIOR_ S~O P ULO, SP

 

CONFISSÃO

Larguei a minha tese de conclusão de curso (bagaço de uma graduação) para entregar-me às safadezas da piauí. Degustada com o prazer de um pré-adolescente que descobre uma revista pornográfica de quinta categoria, deliciei-me.

 

GICA TRIERWEILER_BLUMENAU, SC

 

CEMITÉRIO

Em relação ao trecho ficcional de Paulo Emilio Salles Gomes publicado no número de março faço uma retificação. Fui informado, em 1993, por Décio de Almeida Prado, amigo desde a adolescência de Paulo Emilio, sobre a existência de uma novela inédita intitulada “Rapsódia”. Décio a teria lido e aconselhado a não edição, já que muitas das pessoas citadas ainda estavam vivas. Como não existem duas ficções inéditas, é forçoso reconhecer que “Cemitério” é o novo nome atribuído à obra esboçada e, infelizmente, inacabada, de Paulo Emilio.

 

JOSÉ INÁCIO DE MELO E SOUZA_SÃO PAULO, SP

 

MUITO ANGU PELA FRENTE

Fui um dos 195 participantes do concurso literário, mas não levei o prêmio. Fiquei triste, obviamente, pois eu estava crente que estava abafando. Mas a frustração diminuiu um pouco quando li o texto do vencedor, que de fato, é uma pequena obra-prima. De uma inteligência delicada e senso de humor sutil, o texto nos esbofeteia com lenços de seda. Vi que ainda tenho que comer muito angu pra poder, sequer, pensar em pisar a mesma calçada em que transita, digamos, um Kurt Vonnegut ou um Ephraim Kishon. Mas…

Eis que um leitor percebe que o texto vencedor é na verdade, há… excessivamente inspirado em outro texto, de um autor morto em 1991. É claro que a revista agiu de boa-fé, mas quando perceberam a incômoda semelhança, o texto já estava impresso e perdurado eternidade afora na língua portuguesa. Agora conheço a fórmula para ter um texto premiado: basta que eu pegue um ensaio do Umberto Eco, troque todas as ocorrências da palavra Ecmnésia por Rapadura, assine e estamos conversados.

HEMETERIO_FORTALEZA, CE

 

Não há idéia inteligente que já não tenha sido pensada. O que temos de tentar é pensá-la de novo. A meu ver, foi o que fez o vencedor Parreira, cuja narrativa, desenvolvida com sofisticado senso de humor, termina com inesperada e encantadora ironia. Não sou professor de literatura, aliás não sou professor de coisa alguma, muito menos crítico literário, pergunto: afinal, o que sobra da comparação feita entre o conto do sr. Parreira e o de Murilo Rubião?

A meu ver, além da vantagem de o conto de Rubião conter mais caracteres (e espaços), sobra o esqueleto da história de uma mulher que pede presentes a seu homem. E daí? No mais, é cada autor por si e os leitores por todos.

W. SURTAN_NITERÓI, RJ

 

COVARDE, IGNORANTE, ABUSIVO

Gostaria de protestar contra a matéria Vidas Literárias: Carl Gustav Jung, por Edward Sorel. Ela é preconceituosa, covarde, ignorante e abusiva

NICOLAU GINEFRA_RIO DE JANEIRO, RJ

NOTA DA REDAÇÃO: reiteramos intimação para que nosso esculhambador-geral reassuma suas funções o quanto antes

Leia Mais

cartas

A carreira do editor de cartas por um fio

23 dez 2025_16h53
cartas

Fantasias pueris e charlatanismo medieval

02 dez 2025_13h26
cartas

Uma reflexão sobre Gaza e o apagamento da dor alheia

04 nov 2025_14h38
  • NA REVISTA
  • Edição do Mês
  • RÁDIO PIAUÍ
  • Foro de Teresina
  • Silenciadas
  • A Terra é redonda (mesmo)
  • Maria vai com as outras
  • Luz no fim da quarentena
  • Retrato narrado
  • TOQVNQENPSSC
  • DOSSIÊ
  • O complexo_SUS
  • Marco Temporal
  • má alimentação à brasileira
  • Pandora Papers
  • Arrabalde
  • Igualdades
  • Open Lux
  • Luanda Leaks
  • Debate piauí
  • Retrato Narrado – Extras
  • Implant Files
  • Anais das redes
  • Minhas casas, minha vida
  • Diz aí, mestre
  • Aqui mando eu
  • HERALD
  • QUESTÕES CINEMATOGRÁFICAS
  • EVENTOS
  • AGÊNCIA LUPA
  • EXPEDIENTE
  • QUEM FAZ
  • MANUAL DE REDAÇÃO
  • CÓDIGO DE CONDUTA
  • TERMOS DE USO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • In English

    En Español
  • Login
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • Assine
Siga-nos

WhatsApp – SAC: [11] 3584 9200
Renovação: 0800 775 2112
Segunda a sexta, 9h às 17h30