concurso

Sejamos breves, brevíssimos até: ponto final

A grácil obra de ficção em dez capítulos, idealizada pelos sábios da redação para ter cara de folhetim, mas que vez por outra quase ruiu como um castelo de blocos Lego, versão piauiense, chega a seu – ufa! – final. Um desenlace retumbante, diga-se, à altura dos personagens criados pelos dez leitores-escribas que, valente e talentosamente, se dispuseram a participar do concurso.

A idéia de premiar o melhor autor de cada novo capítulo com uma bolsa pré-sal de 800 reais revelou-se insensata, à luz da crise global-intergalática-universal que arruinou quem investiu em jabuticabas e rúpias. Mas nos mantivemos encafifes e imbafefes, e o butim reservado ao vencedor do derradeiro capítulo está garantido – louvado seja Lula!

O niteroiense W. Surtan saiu-se vencedor por conceber um final alinhadíssimo com a serpenteante trama. Não perdeu tempo com o Antônio nem com o morto-vivo coronel Mergulhão, e – como Gilberto Kassab (solteiro, sem filhos e feliz) em relação a José Serra – entregou-se todinho, por inteiro, aos estouvados caprichos de Maria de Maria.

A íntegra do folhetim poderá ser lida no site a partir do início de dezembro (lá pelo dia 3, digamos, se não der praia), onde receberá tratamento gráfico à altura de uma Chartres das letras. Desejamos altos vôos literários – e cuidado com o caos aéreo: vem aí o Natal – aos autores André K., Ciço Léo, Claudio Pereira, Franco Neviani, Hemetério, Juliana Simões Martins, Lucas Paio, Rodolfo Viana, Paulo Vicente Alves Cruz e W. Surtan. (Agora, vem cá, Surtan, sem surtar, explique: esse W [dábliu] do seu nome, quer dizer o quê? Wlício, Waldirene, Washington? Algum parentesco com George W. Bush?)



Leia também

Últimas

Foro de Teresina #149: O Congresso entre a CPI, Bolsonaro e Lula

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Na piauí_176

A capa e os destaques da edição de maio

“Queima” de cloroquina pré-CPI

Após 337 dias no ar, Ministério da Saúde apagou recomendação para uso da droga às vésperas de comissão ser instalada no Senado

Mais nebuloso e mais conservador

Professores respondem a tréplica de Benamê Kamu Almudras

Pseudônimo para quem?

De que forma um monólogo pode se esconder por detrás de um diálogo

Paulo Gustavo mirava carreira internacional com Amazon a partir de 2022

Humorista estava de saída do Grupo Globo e já tinha assinado contrato de cinco anos com plataforma de streaming

Lava-se de tudo – sangue, pó e propina

Empresa de cobrança virou lavanderia de dinheiro para contrabandistas e PCC; esquema movimentou pelo menos 700 milhões de reais em quatro anos

Mais textos