A queda de cinco posições do Brasil no ranking do IDH de 2019 deve-se principalmente à estagnação da educação. É o que aponta o Relatório de Desenvolvimento Humano 2020, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A média de escolaridade dos alemães, por exemplo, é quase o dobro da nossa: os brasileiros costumam estudar por 8 anos, enquanto os alemães estudam 14,2 anos, um período 77% maior.
A ONU ressalta dois indícios que evidenciam a falta de avanços na educação brasileira. Um deles é que a escolaridade média dos brasileiros cresceu apenas 0,2 pontos por ano em relação a 2018. O outro é que a expectativa de tempo de escolaridade no país estacionou em 15,4 anos desde 2016. No quadro geral, o crescimento do IDH brasileiro em 2019, de apenas 0,003 ponto ante 2018, é considerado “lento” pela instituição.
Na última década, o IDH brasileiro aumentou 0,028 ponto, uma média de menos de 0,003 por ano. Se mantiver essa taxa de crescimento, o Brasil só integrará o grupo de elite do ranking daqui a treze anos. A faixa de desenvolvimento humano “muito alto” compreende os países com índice acima de 0,800.
Fonte: Relatório de Desenvolvimento Humano 2020, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).