Num momento em que se fala mais do Oscar, cabe evocar o cartão reproduzido nesta página que materializa uma troca rara entre as duas atrizes, de gerações diferentes, que mais ganharam indicações para Oscars. Quem escreve em seu cartão pessoal é Meryl Streep, ao dirigir uma mensagem de admiração a Katherine Hepburn, considerada por muitos a maior atriz do cinema americano do século XX.
O cartão deve datar de 1989, quando Meryl Streep encantada pela peça de Charlene Redick, aventura-se a enviá-la para Hepburn.
Diz o cartão: “Cara senhorita Hepburn, com grande admiração passo-lhe a peça de Charlene Redick – não sei se você a leu? Nenhuma resposta é necessária. Você inspirou dezenas de nós, ATORES. Por favor, continue. Com toda consideração, Meryl Streep.”
Consta que a recíproca não era verdadeira da parte de Hepburn, pois achava as atuações de Meryl Streep cerebrais e técnicas demais, segundo teria declarado a um biógrafo. Ainda assim, esta que é talvez a única carta remanescente entre as duas atrizes que mais ganharam Oscars.
Se Meryl Streep tivesse ganho em 2015 o Oscar de melhor atriz coadjuvante, teria igualado o total de quatro Oscars ganhos por Katherine Hepburn, até hoje um recorde. Meryl já está há tempos à frente de Katherine em número de indicações.