O cardápio de hoje foi polenta com gorgonzola e molho de linguiças, mas como teríamos o prazer da companhia do elemento vegetariano da redação, nos ocorreu fazer uma versão do molho com berinjelas. Não é a primeira vez que fazemos esta substituição, basta lembrar o quibe vegetariano. A Cozinha Transcendental acredita que as berinjelas sejam uma espécie de boizinhos carnudos do reino vegetal. Polpudas, macias e amigáveis, elas se prestam a várias preparações. O xis da questão é saber escolher. Prefira as pequenas, firmes e de casca bem escura e brilhante.
Este molho é ótimo para se ter na geladeira e usar como recheio de sanduíche, com massa, para acompanhar a polenta e até desacompanhado. Fácil e rápido de fazer, rende muito e é econômico. Perfeito, não?
Ingredientes
4 berinjelas pequenas e bem firmes
1 garrafa de 750 ml de passata rústica
1boa cebola
1 pitada generosa de açúcar (algo como uma colher de chá cheia)
Vinagre (umas duas colheres de sopa)
1punhado de salsinha picada
1 envelope de tempero Meu Segredo ou um cubinho de caldo de legumes esfarelado
Sal, pimenta e azeite a gosto
Faça assim:
Pique a cebola em 4 pedaços e cada um dos pedaços em fatias bem fininhas. Reserve.
Lave bem as berinjelas, corte em rodelas de 1 dedo de espessura e em seguida corte as rodelas em cubinhos
Aqueça um pouco menos de 1/2 xícara de azeite em uma panela de fundo grosso e refogue as berinjelas em fogo alto, revirando sempre, até que fiquem bem brilhantes e comecem a dourar. Retire e reserve.
Na mesma panela ainda quente, coloque um pouco de azeite e frite a cebola com o açúcar até dourar. Borrife o vinagre e misture até evaporar. Acrescente as berinjelas, a passata de tomates e misture bem.
Acrescente o envelopinho de tempero ou o cubinho esfarelado de caldo de legumes. Espere borbulhar um pouco. Prove e corrija o sal e a pimenta, se necessário. Acrescente metade da salsinha picada.
Deixe borbulhar em fogo baixo por uns 10 a 15 minutos. Prove. Se o gosto estiver bom e a consistência do molho estiver do seu agrado, está pronto. Se preferir um molho mais encorpado, deixe secar mais.
Antes de servir regue com um pouco mais de azeite e espalhe o restante da salsa picadinha.
Pronto!
Aqui o pinguim no balcão das coletivas de imprensa da Cozinha Transcendental apresentando o molho:
Fundo musical recomendado pelo nosso extra mega cool tabajara plus pinguim para preparar o molho multiuso: