Os cozinheiros profissionais costumam preparar molhos na frigideira porque acelera o processo: a superfície que entra em contato com o calor pode ser igual à de uma panela, mas as paredes baixas da frigideira facilitam a evaporação e o molho apura mais rapidamente. O problema de repetir a prática em casa são os respingos (vide a sexta etapa do Carbonara remix), o fogão fica imundo e o cozinheiro, se não estiver de avental, também.
Usar uma tampa comum para aparar os respingos funciona, mas não é uma solução adequada para todos os tipos de receitas, porque o vapor que condensa na tampa acaba pingando dentro e escorrendo para fora da frigideira.
Nossa cozinha tomou conhecimento recentemente de que existe uma tampa especial para evitar respingos ("OH!", maravilhado).
Trata-se de uma rede de metal finíssima presa a um aro, com cabo. A geringonça lembra muito uma peneira grande. A idéia é tão simples e funciona tão bem que queremos indicar o inventor para o prêmio Neil Armstrong, "Pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade". A tampa recebeu da Cozinha Transcendental o cobiçado selo ‘Altamente Recomendável’ e 10 minutos de aplausos.
O melhor de tudo é que o apetrecho é barato e depois que se aprende a identificar, é possível encontrá-lo à venda em vários lugares, como por exemplo, aquelas lojas com paredes cheias de artigos de cozinha pequenos tipo descascadores, corta ovos, abridores e etc pendurados.
O fundo musical recomedado para comemorar a descoberta da tampa não tem muito a ver com o assunto, exceto pela quantidade de respingos, mas foi escolhida por que a Cozinha Transcendental é fã de pinguins, de surf e de música animadona: