minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

Na área mais rica do país, Novo foi o partido que teve mais votos para vereador

Amanda Gorziza, Lianne Ceará, Pedro Siemsen e Renata Buono | 30 nov 2020_09h30
A+ A- A

A eleição em São Paulo oscila em extremos. Nos bairros Jardim Europa e Pinheiros, onde a renda mensal média familiar é R$ 8.076, a mais alta da cidade e do Brasil, 19% dos eleitores votaram em candidatos do Novo para o Legislativo. A seguir, houve 15% de votos no PSOL, 10% no PSDB e 8% no PT. Ou seja, na área mais rica do país, o partido Novo foi o mais votado.

Já no bairro Jardim Santa Terezinha, no extremo sul da capital paulista, 55% dos eleitores votaram no DEM, 13% no PT, 4% no PSOL e apenas 0,4% no Novo. Essa é uma das áreas que mais votou no DEM nesta eleição; por outro lado, não apresentou um número de votos significativos no partido Novo. A renda média mensal nesta região é de R$ 347 – a mais baixa do município. Ou seja, no colégio eleitoral mais rico de São Paulo, a renda média mensal é 23 vezes a área mais pobre da capital paulista.

Localizados em São Paulo, os três colégios eleitorais com maior renda média mensal registraram maior número de votos em quatro partidos. São eles: Novo, PSOL, PSDB e PT.

*Nota metodológica: foram contabilizados os votos válidos que cada partido recebeu.

Fonte: Pindograma a partir de dados do TSE e IBGE

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí