Apesar de ganhar novos adeptos constantemente, o comércio digital ainda produz desconfiança. Não é incomum encontrar pessoas com receio de fazer compras na internet, seja por receio de que a mercadoria não chegue, seja pelos riscos de clonagem de cartões de crédito. Ainda assim, com o impulso gerado pela pandemia, 7,3 milhões de brasileiros estrearam no mercado digital no primeiro semestre de 2020. O número é um recorde desde o início da série, em 2017, e é quase igual à população do estado de Goiás, que tem cerca de 7,2 milhões de habitantes.
Com o confinamento gerado pela pandemia, o mercado digital no Brasil, que já vinha em constante crescimento, teve um boom ainda maior de consumidores. Durante o primeiro semestre de 2020, ao menos 41 milhões de consumidores fizeram compras online. O número foi 40% maior que o do primeiro semestre de 2019. Nos seis primeiros meses de 2021, houve uma estabilização da curva: foram registrados 42 milhões de consumidores no comércio digital, quantidade 3% maior que a do ano anterior.
Fonte: Ebit | Nielsen Webshoppers 44