edição do mês

Na piauí_176

A capa e os destaques da edição de maio

07maio2021_09h00

Nesta maravilha de cenário com motosserra relicário, Floralles, deusa da floresta, dá título à capa da piauí_176. A versão tupiniquim da divindade romana pinta de cinza a aquarela brasileira, passando a boiada pelas cercanias do Amazonas enquanto se apresenta como protetora da floresta na Cúpula do Clima. A ilustração de Caio Borges tem como inspiração a obra de Bartolomeo Veneto, pintor florentino do século XVI.

Por falar em inspiração, ninguém menos que a reencarnação de Getúlio é a aposta do cientista político Miguel Lago para derrotar Bolsonaro em 2022. No artigo Batalhadores do Brasil…, ele reflete sobre o conceito de populismo e defende que só uma versão atualizada de Vargas uniria grupos distintos contra um adversário comum.

Irmãos de fé, dois artigos destrincham a teocracia da incompetência: em A queda dos experts, a professora de filosofia e historiadora da matemática Tatiana Roque analisa o que motivou a atual crise de credibilidade dos especialistas. O historiador Peter Burke retrata o processo que abriu espaço, ao longo dos séculos, para a ascensão dos charlatões.

O milagre da multiplicação de chances em uma sociedade profundamente desigual traz duas exceções que confirmam a regra. Gizele Machado Torres, mulher negra de 38 anos, narra a Armando Antenore como conseguiu ser aprovada para um curso de pós-graduação enquanto trabalhava como empregada doméstica. João Batista Jr. detalha a trajetória de Murilo Henare, jovem de periferia que mudou de vida por sua capacidade de monetizar memes e arrebatar seguidores para influenciadores e marcas nas redes sociais. 

Em O major da cocaína, Allan de Abreu conta como um ex-major da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul se tornou o maior traficante de drogas em atividade no Brasil. Em Mal invisível, Aparecida Vilaça descreve como o mercúrio dos garimpos está destruindo a saúde dos indígenas mundurukus.

Para não dizer que não falamos das flores, a edição de maio traz o diário do editor Carl Seelig sobre o escritor Robert Walser (Passeios pelo interior), um conto inédito de Itamar Vieira Junior (Voltar) e a poesia de Natasha Felix (Um último crime e outros). E a piauí Herald, por meio da SecomVc, publica todas as boas notícias que o governo Bolsonaro produz diariamente.

Leia também

Últimas

O padre, o filho e a pensão alimentícia

Justiça manda religioso pagar três salários mínimos mensais a ex-fiel que diz ter tido um romance e um filho com ele; o padre nega

Pela simplificação dos planos diretores

Legislação complicada e genérica precisa ser substituída por outra capaz de ser entendida pela população

O encalhe de Pantanal e Dona Beija

Acervo com mais de 25 mil fitas da Rede Manchete vai a leilão, mas não atrai nenhum comprador

Foro de Teresina #154: Boom, bola e bolso

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Dias de alívio e de pranto

Vestibulanda relata angústia de ver sua avó, vacinada, se recuperar da Covid, enquanto um amigo chorava a morte do pai, sem vacina

Mais textos