Festival Piauí GloboNews de jornalismo

festival 2015 | Nick Davies e os casos Wikileaks e Murdoch

11dez2015_11h41
Foto: Tuca Vieira
Foto: Tuca Vieira

Veterano do jornal britânico The Guardian, Nick Davies encerrou o II Festival piauí Globo News de Jornalismo 2015. Davies se concentrou em duas reportagens suas de enorme impacto: a revelação de grampos telefônicos plantados pelo tabloide News of the World e o furo do Wikileaks. A repórter da piauí Daniela Pinheiro e o jornalista Marcelo Lins, da GloboNews, foram os mediadores da conversa.

Davies começou discorrendo sobre a ruptura do modelo de negócios até então estabelecido pelo jornalismo, provocada pela fuga dos anunciantes, a disponibilidade gratuita das notícias na intenet e o crescimento das agências de comunicação:

Em seguida, o repórter destrinchou o caso dos grampos telefônicos, que atingiu o magnata Rupert Murdoch e provocou o fechamento do jornal News of the World.

À pergunta sobre o efeito da revelação das escutas no trabalho da imprensa, Nick ponderou que o impacto inicial foi considerável, mas as mudanças de fato foram irrelevantes: “No começo os tabloides foram um pouco mais cuidadosos em falar da vida dos outros, mas com o tempo voltaram a agir como antes.”

Nick afirmou que a elite tem medo do Murdoch. ”Muitos tem a vida sexual exposta nos jornais de Murdoch e isso em geral é muito humilhante. Os poderosos têm medo que isso aconteça, e isso faz com que o Murdoch tenha muita força.”

Sobre o caso das informações do Wikleaks, Nick Davies contou em detalhes como Julian Assange lhe passou as informações sobre o governo americano e mais tarde o traiu vazando as informações para outros veículos. “Assange é inteligente, mas tem um temperamento difícil. Trata as pessoas de maneira fria. Briga com advogados, com o New York Times e o Guardian.”

O papo terminou com uma confidência irônica e pessoal sobre sua vocação jornalística.

Leia Também

Últimas Mais Lidas

As 1.400 vidas da obituarista Margalit Fox e outras histórias: veja como foi o 2º dia do evento

Encontro internacional reuniu jornalistas em São Paulo neste fim de semana

Ingressos à venda para o Festival Piauí GloboNews de Jornalismo

Estudantes e professores pagam meia-entrada, e assinantes da revista têm desconto

Saiba primeiro sobre os nossos eventos

Receba as novidades dos próximos projetos da piauí

Saiba como foi cada mesa da Maratona Piauí Serrapilheira

Vida, vulcões, clima, água e gestão da ciência: cinco grandes cientistas falaram sobre suas áreas de pesquisa

Mais textos