A imensa maioria das rodovias brasileiras não tem pavimentação. Dos mais de 1,7 milhão de km de estradas federais e estaduais espalhadas por todo o Brasil, apenas 213,5 mil são pavimentadas, o equivalente a 12% do total. Os 1,3 milhão restantes são de terra batida, cascalho ou outros acabamentos precários que dificultam o trânsito de automóveis e caminhões.
Esses dados foram colhidos pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) que avaliou a qualidade da malha viária brasileira na Pesquisa CNT de Rodovias. Os pesquisadores percorreram 109,1 mil km de estradas estaduais e federais e identificaram uma piora na qualidade das vias pavimentadas entre 2019 e 2021.
Neste ano, foram sinalizados 1.739 pontos críticos nas rodovias brasileiras, o equivalente a 6 ocorrências a cada 1 mil km. A maioria dos registros são de buracos grandes, maiores que os pneus de um carro. Essa quantidade de pontos críticos corresponde ao dobro do registrado em 2019, quando os pesquisadores apontaram 7 ocorrências a cada 1 mil km de rodovias.
Fonte: Pesquisa CNT de Rodovias 2021