minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

No Haiti, só 0,6% da população foi imunizada

Camille Lichotti, Thallys Braga e Renata Buono | 12 jan 2022_06h30
A+ A- A

O Haiti, na América Central, está entre os países menos vacinados do mundo. Até janeiro deste ano, só 0,6% dos seus 11 milhões de habitantes estavam totalmente protegidos contra complicações da Covid. Isso significa que sequer uma pessoa a cada 100 haitianos foi imunizada. Enquanto isso, do outro lado do Oceano Pacífico, a Nova Zelândia já imunizou 78% de sua população.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu que os países se esforcem para garantir que, até abril, 40% da população mundial já esteja vacinada. Até junho, a meta é alcançar 70%. O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, declarou que as baixas taxas de vacinação em alguns países criaram as “condições perfeitas” para o surgimento de novas variantes e que a desigualdade na distribuição de vacinas foi uma das “grandes falhas ocorridas no passado”. 

O Haiti foi o último país da América Latina e Caribe a iniciar a campanha de vacinação, em julho de 2021. A crise sanitária se soma à crise política que o país atravessa desde o assassinato do então presidente Jovenel Moïse. Até agora, praticamente todas as doses aplicadas em solo haitiano vieram de doações de outros países.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí