OFaz Nada (Nada, no título original em espanhol) é uma deliciosa comédia argentina em cinco microcapítulos, criação da dupla Gastón Duprat e Mariano Cohn, responsáveis por dois ótimos filmes que já fizeram sucesso por aqui: Minha obra-prima e Cidadão ilustre. Desta vez, o protagonista é Manuel Prats (interpretado pelo ótimo ator veterano Luis Brandoni), um célebre crítico de gastronomia temido e esnobe que se recusa a chancelar as bobagens da vida e da culinária modernas. Classudo, mas na penúria, ele vive como um aristocrata decadente numa casa cheia de pompa e pequenos luxos.
Prats precisa entregar um livro encomendado e remunerado há anos, mas lhe falta assunto, pois tudo parece já ter sido dito. A paciência de seu editor, porém – bem mais jovem e neto de um velho amigo seu – se esgota. Se Prats não tiver algo que se pareça a um livro em dois meses, o editor adverte, ele acionará a cláusula de descumprimento de contrato. “Nem tudo se pode fazer pelo amor à arte, Manuel”, diz o editor. “Suspeitava disso”, responde o protagonista. A chegada de uma nova funcionária à sua casa, porém, faz destravar aos poucos a inspiração que faltava, e o que se desenrola é uma história de humor refinado e uma declaração de amor a Buenos Aires. Com um elenco primoroso, a história apresenta ao público a jovem atriz paraguaia Majo Cabrera, intérprete da funcionária.
A minissérie é narrada por Robert de Niro, com pequenos comentários irônicos que em certa medida refletem o tom usado pelo protagonista. Robert de Niro e Luis Brandoni rendem bons momentos juntos num giro por Buenos Aires. Os dois atores octogenários são mesmo amigos de longa data – um não fala espanhol e o outro não sabe inglês, mas se entendem perfeitamente numa língua só deles, à base de italiano. Comédia rascante e bem temperada, a série segue a receita de uma boa sobremesa, que não exagera no açúcar e traz uma dose exata de sal.
A minissérie está disponível na Star+.