O documento reproduzido nesta página pode indicar que um rapaz brasileiro tenha feito parte em 1804 da tripulação do mais famoso navio da frota real inglesa, o Victory, no qual morreu o almirante Nelson, herói inglês quase lendário. Nelson venceu em 1805 as forças navais de Napoleão na famosa batalha de Trafalgar, maior vitória naval inglesa. Como visitar Londres hoje sem ver sua estátua no alto de uma coluna numa das praças principais, Trafalgar Square? Quantos milhares de brasileiros foram batizados de Nelson em razão da fama do almirante?
O documento trata de um certo Francisco Brasilino, de 21 anos, medindo 1,77cm, com cabelo castanho e olhos cinzas. A informação sobre a cor de sua pele é fornecida de forma ilegível. O rapaz alista-se voluntariamente para servir Sua Majestade Britânica na Marinha Real e recebe, ao assinar o compromisso, a quantia de 5 libras e 5 shillings.
Seria esse Francisco Brasilino um jovem brasileiro? Em todo caso, o recibo que assina no verso do documento indica sua provável origem modesta: por ser analfabeto, só pôde desenhar uma cruz, testemunhada por um dos presentes. O próprio lorde Nelson certifica com sua assinatura que o juramento de Brasilino foi feito diante dele, a bordo do Victory, no dia 18 de julho de 1804. No mesmo papel, dois médicos atestam que examinaram “o dito Francisco Brasilino” e “o encontraram sob todos os aspectos pronto e adequado para o serviço de Sua Majestade”.
Não se conhece nenhum registro de um brasileiro que tivesse se alistado na marinha inglesa para servir justamente naquele que se tornaria o mais célebre de seus navios. Teria Brasilino participado da batalha de Trafalgar ou mesmo morrido nela? Seria realmente brasileiro esse Francisco Brasilino?
O nome parece indicar que sim, mas somente uma pesquisa muito mais avançada nos arquivos ingleses poderia demonstrá-lo. Por enquanto, o mais provável é que seja este o único documento que sobreviva a respeito deste misterioso possível brasileiro…