Texto atualizado em 4 de dezembro de 2022, às 11h12
A primeira atividade do Festival piauí de Jornalismo foi o workshop “Como pensar uma estratégia multiformato para o seu canal”, em parceria com o YouTube, patrocinador do evento. A oficina aconteceu nos dois dias do festival, realizado neste fim de semana na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
No sábado, Gabriela Bispo, gerente de parcerias da plataforma, e Myrian Clark, editora-chefe do MyNews, conduziram a oficina. Clark apresentou o case do MyNews, um projeto nativo digital iniciado em 2018 no YouTube com o objetivo de trazer uma curadoria de informações e análises. No workshop, ela detalhou a estratégia do MyNews e contou como o canal se transformou ao longo dos últimos anos. Atualmente o veículo conta com dois programas diários transmitidos via YouTube às 8h30 e às 12h. Para a editora-chefe, a constância criou uma fidelidade do canal com a audiência.
A cobertura da eleição presidencial com lives de análises rendeu um crescimento de acesso exponencial ao canal. Em janeiro deste ano, eram 4,4 milhões de visualizações mensais;em novembro desse ano, passou para 23 milhões. “Alcançamos um público que não tínhamos acessado antes e batemos nossos próprios recordes”, diz Myrian Clark.
O MyNews também conta com outros formatos de conteúdo, como podcasts e shorts, vídeos em formato vertical com até um minuto de duração. Os shorts são os principais responsáveis pelo crescimento da audiência do MyNews este ano. A gerente de parcerias do YouTube, Gabriela Bispo, anunciou no evento que a plataforma passará a monetizar os shorts a partir do ano que vem. Criadores de conteúdo que fazem vídeos curtos na vertical poderão participar do Programa de Parcerias do YouTube e receber monetização.
Bispo também falou sobre as possibilidades multiplataformas no YouTube, além de ressaltar a importância de produzir conteúdo de notícias em 2022. “Quando o jornalismo de qualidade prospera, a sociedade se beneficia”, afirma.
No domingo (4) aconteceu a segunda parte do workshop, com a participação de Lucia Zaragoza, gerente de parcerias do YouTube. e Allen Chahad, head de parcerias da Vibra – empresa voltada ao fortalecimento do conteúdo digital do Grupo Bandeirantes desde 2020.
Chahad ensinou diferentes práticas para o público que quer trabalhar com a produção de conteúdo multiplataforma. A Vibra aposta nos shorts como um formato que ajuda a estreitar o relacionamento com o usuário. “Nos debates da eleição presidencial, os shorts funcionaram muito bem para mostrar os bastidores, criando expectativa na audiência”, afirmou. Essa estratégia editorial é importante para criar uma conversa honesta e direta com a audiência, além de atingir um público jovem com mais instantaneidade. “O formato é o meio, mas o conteúdo é o mais importante”, relembra.
A live é outro formato que a empresa também privilegia, pois cria relações ainda mais profundas da audiência com o evento transmitido. O debate do segundo turno alcançou um pico de 2 milhões de espectadores simultâneos, recorde de maior live do YouTube Brasil de Jornalismo, totalizando mais de 8 milhões de visualizações.
O jornalista do Uol João Pedro Pinheiro foi um dos participantes do workshop. Para ele, ver o case de sucesso do MyNews foi interessante para entender os processos de um veículo jornalístico que produz conteúdo majoritariamente para o YouTube. “O Uol está querendo investir mais na linguagem para YouTube e evoluir nesse conceito, então foi bem importante participar do workshop”, diz Pinheiro.