Jair Messias Bolsonaro nasceu em Glicério, São Paulo, mas passou seus anos de formação em Eldorado, na região do Vale da Ribeira, no Sul do estado, cercada de quilombos e plantações de bananas. Portanto, é para lá que Carol Pires viaja no primeiro episódio da série Retrato Narrado. Em Eldorado, ela ouve amigos de infância, comerciantes e moradores da região na tentativa de compreender as raízes do pensamento do 38º presidente da República.
Colegas contam histórias do passado dos Bolsonaro, e a jornalista se depara com a informação – mais tarde comprovada – de que o pai do presidente, Percy Geraldo Bolsonaro, era protético e chegou a ser preso por exercício ilegal da profissão.
Pelas ruas da cidade, Carol saltou de indicação em indicação até chegar a um ex-professor e ainda ao melhor amigo do presidente. Com este, teve uma conversa reveladora sobre a obsessão de Bolsonaro pela exploração de nióbio e grafeno, seu interesse pela mineração e os discursos do político condenando a demarcação de terras indígenas.
É neste episódio que a jornalista anuncia que uma de suas fontes de pesquisa foi o livro Jair Messias Bolsonaro: mito ou verdade, de autoria do primogênito do presidente, o senador Flavio Bolsonaro, que apresenta trechos da vida do pai sobre os quais ele pouco fala. Com base no livro, Carol procura um personagem pouco associado ao presidente: o escritor, jornalista e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva.
Marcelo é filho de Rubens Paiva, ex-deputado torturado e morto durante a ditadura militar, e neto de Jaime Almeida Paiva, prefeito da mesma Eldorado por duas vezes. O incômodo com aquilo que, aos olhos de Bolsonaro, representava a vida de uma casta abastada dá pistas sobre a visão do presidente a respeito dos políticos de esquerda.
O desenrolar do novelo de teorias, discursos, conexões de ideias e pensamentos de Jair Bolsonaro é o objetivo de Retrato Narrado.
“Desde que ele foi eleito, parece que estamos sempre um passo atrás dele. É ele quem pauta a imprensa. Por isso, eu decidi não correr atrás de cada notícia. Em vez disso, fui fazer o caminho inverso. Comecei a andar para trás”, diz a repórter, logo na introdução do podcast.
“Do ponto de vista humano”, diz Carol Pires, “queria entender de onde o Bolsonaro veio e qual caminho ele seguiu para se tornar quem é hoje. Para conseguir explicar como, do ponto de vista político, quase 58 milhões de pessoas viram nesse deputado quase folclórico uma solução para o país.”
Retrato Narrado é uma série original do Spotify e da revista piauí, produzida pela Rádio Novelo.
Serão ao todo seis episódios, lançados semanalmente, sempre às quartas-feiras, no Spotify e aqui no site da piauí.
Saiba quem são os profissionais por trás deste episódio:
Reportagem, roteiro e apresentação: Carol Pires
Direção: Paula Scarpin e Flora Thomson-DeVeaux
Montagem: Jordana Berg, com assistência de Victoria Zanardi
Música original: Pedro Leal David
Produção: Aline Scudeller e Claudia Nogarotto
Captação de som direto: Gustavo Zysman e Rafael Bordalo
Mixagem: João Jabace
Checagem: Érico Melo e Marcella Ramos
Promoção e conteúdo extra: Mari Faria