Muito simples, rápida de preparar e muito gostosa, o único inconveniente da Panna Cotta é que não é só fazer, esperar esfriar um pouco e comer. Este flan de creme de leite precisa passar um bom tempo na geladeira para assentar, pelo menos 6 horas e idealmente 24 horas. A receita original pedia uma fava de baunilha, ingrediente incomum nos nossos supermercados, e substituímos por uma colher de chá de essência de baunilha. Deu certo mas se encontrar a fava, use. Fica muito melhor.
Para acompanhar a nossa Panna fizemos uma calda de ameixas frescas, assim: fervemos em água adoçada com açúcar cristal umas cinco ameixas vermelhas picadas e mais um pau de canela, tudo meio a olho. Mantivemos fervendo em panela descoberta até o líquido engrossar. Digamos que deixamos uns dois dedos de água acima do nível das frutas e usamos 3/4 de xícara de açúcar cristal. Quando a calda amornou misturamos o suco de meio limão. Servimos a panna com essa calda. Que quiser pode acrescentar morangos frescos em rodelinhas.
Panna Cotta
(fotografada na mesa da Raquel, a maior entusiasta de doces da redação. Mas quem olha não diz. Tem silhueta de sílfide, a bandida)
Ingredientes
(como sempre, recomendamos pesar e separar antes de começar)
100 gramas de açúcar (glacúcar, se tiver)
500 ml de creme de leite fresco
1 fava de baunilha ou uma colher de chá de essência de baunilha
6 gramas de gelatina incolor (o envelope de 10 gramas tem 5 folhas de gelatina incolor, usamos 3 folhas portanto)
Modo de fazer
1 -Coloque água fria em uma vasilha e nela as folhas de gelatina. Use quantidade suficiente de água só para cobrir as folhas. Deixe dissolver por 15 minutos.
2 – Misture o creme de leite, a fava cortada ao meio e o açúcar, e leve ao fogo brando mexendo sempre até dissolver o açúcar e abrir fervura. Atenção, o creme de leite não pode ferver.
3 – Assim que abrir fervura, reduza a chama para o mínimo possível, remova a fava e acrescente a gelatina. Aqui uma sugestão: como é difícil distinguir gelatina incolor derretida, em vez de ficar tentando pescar os pedaços com a mão passamos a água da vasilha por um coador. Funcionou.
4 – Misture até que a gelatina derreta completamente, em fogo bem baixo. Pronto.
Coloque nas forminhas e leve à geladeira por pelo menos 6 horas. Para desenformar, mergulhe a forma rapidamente em água fervente e inverta no prato. A aparência da nossa Panna Cotta do fechamento passado não ficou muito boa porque fizemos em uma forma de pudim e ao desenformar ela desmoronou. A experiência demonstrou que é melhor colocar em forminhas pequenas, e foi o que fizemos neste fechamento.
Fundo musical recomendado para preparar esta sobremesa tão delicada: